Em um confronto direto dramático na luta contra o rebaixamento, o Fortaleza superou o Juventude de virada, vencendo por 2 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A vitória, conquistada no domingo, 05 de outubro, quebrou dois tabus do Leão do Pici na competição: foi a primeira vitória como visitante e a primeira vitória de virada no Brasileirão 2025.
O resultado é um alívio momentâneo para o time cearense, que subiu para a 18ª colocação com 24 pontos, ultrapassando o próprio Juventude, que agora é o 19º com 23 pontos, afundado na zona de rebaixamento.
Drama em Caxias do Sul
O jogo começou com o Juventude dominando as ações e abrindo o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo, com Rafael Bilu aproveitando uma falha da defesa tricolor. A chance de o Juventude ampliar o placar e encaminhar a vitória veio pouco depois, aos 18 minutos, em cobrança de pênalti. No entanto, o atacante Gilberto parou no goleiro do Fortaleza, Brenno, que fez uma defesa crucial e manteve o Leão vivo na partida.
Na segunda etapa, o técnico Martín Palermo promoveu mudanças que surtiram efeito. O Fortaleza voltou com mais volume ofensivo e chegou ao empate aos 27 minutos. Mancuso fez uma grande jogada individual pela direita, driblou a marcação e chutou, a bola desviou e tirou as chances do goleiro Jandrei.
O golpe fatal veio na reta final do jogo. Aos 40 minutos do segundo tempo, o recém-entrado Yago Pikachu cruzou rasteiro na área, e Adam Bareiro só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, sacramentando a virada tricolor. O atacante paraguaio, emocionado, comemorou muito o gol que deu uma sobrevida ao Fortaleza.
Para piorar a situação do time gaúcho, o volante Mandaca foi expulso nos acréscimos, recebendo o segundo cartão amarelo e deixando o Juventude com dez jogadores em campo.
Próximos Confrontos
Após a Data FIFA, o Fortaleza volta a campo em casa, na Arena Castelão, no dia 15 de outubro, para enfrentar o Vasco pela 28ª rodada. Já o Juventude terá a difícil missão de buscar a reabilitação fora de casa contra o Palmeiras, no próximo sábado, 11 de outubro.


Fonte: Redes Sociais
Autor: Thaynara Queiroz
Crédito da imagem: Fernando Alves/ECJ
Repórter: Thaynara Queiroz