Frente fria provoca instabilidade e mantém semana chuvosa no Paraná
Frente fria avança pelo Sul do Brasil e mantém tempo instável na maior parte do Estado
Pressione ESC para fechar
Frente fria avança pelo Sul do Brasil e mantém tempo instável na maior parte do Estado
A semana começa com a passagem de uma frente fria perto do Paraná, que deve trazer muita chuva entre segunda-feira, 16 de fevereiro, e terça-feira, 17 de fevereiro. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os outros dias serão bem característicos de verão, com temperaturas elevadas e chuvas localizadas entre a tarde e a noite. A única trégua de chuva no estado está prevista para quinta-feira, 19 de fevereiro.
A frente fria já se desloca pelo Sul do Brasil. “Esse sistema frontal deixa o tempo mais instável na área litorânea, mas também induz a formação de áreas de instabilidade sobre o continente. Isso porque um fluxo de ar quente e úmido segue constante da região do Paraguai e Centro-Oeste do Brasil em direção aos três estados”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
No Paraná, a segunda-feira, 16 de fevereiro, será marcada pela rápida elevação das temperaturas e, a partir da tarde, há previsão de chuvas localizadas em muitos setores do estado - incluindo a região Norte, que teve menores acumulados de chuva neste fim de semana, e nesta segunda poderá registrar algumas pancadas de chuva entre a tarde e noite, de forma isolada.
A terça-feira, 17 de fevereiro, será de tempo ainda mais instável e possibilidade de temporais no Paraná, devido a aproximação da frente fria pelo oceano. “Há um ciclone extratropical que atua muito longe da costa litorânea, quase sem impactos sobre as regiões paranaenses. No Paraná a influência maior será do sistema frontal e desse ar quente e úmido vindo de regiões vizinhas”, detalha Lizandro.
Na quarta-feira, 18 de fevereiro, a chuva fica mais concentrada entre o Sul e o Leste do Paraná, de forma localizada, entre a tarde e a noite. Na quinta-feira, 19 de fevereiro, a chuva dá uma trégua e o predomínio será de sol e calor. “É o único dia da semana em que teremos temperaturas bem mais elevadas e ausência de chuva em praticamente todas as regiões do estado”, ressalta Lizandro.
A chuva volta na sexta-feira, 20 de fevereiro, bem característica de verão: pequenos núcleos de chuva com trovoadas são esperados após período de maior aquecimento, entre a tarde e a noite, em todas as regiões paranaenses.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora