Justiça Eleitoral exige certificado de reservista
Jovens que completam 19 anos em 2026 precisam regularizar situação na Junta Militar antes de solicitar o Título
Pressione ESC para fechar
Jovens que completam 19 anos em 2026 precisam regularizar situação na Junta Militar antes de solicitar o Título
Os jovens que completam 19 anos em 2026 precisam apresentar o certificado de quitação do serviço militar ao solicitar o Título Eleitoral. Além disso, todos os eleitores têm até 6 de maio para regularizar a situação eleitoral e garantir a participação nas eleições deste ano.
Para o alistamento eleitoral, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, um ano). No caso dos homens que completam 19 anos, o certificado militar é obrigatório. Quem não tiver o documento deve procurar a Junta Militar mais próxima para regularizar a situação.
O prazo de 6 de maio corresponde ao fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre 150 dias antes do pleito, conforme o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). As Eleições 2026 estão marcadas para o primeiro turno em 4 de outubro e, se necessário, o segundo turno em 25 de outubro.
Para transferência de domicílio eleitoral, o eleitor deve apresentar documento com foto e comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 1 ano.
O Título de Eleitor é obrigatório para cidadãos entre 18 e 69 anos, mas pode ser solicitado a partir dos 15 anos. O documento também é exigido em situações como emissão de CPF (para maiores de 18 anos), matrícula em universidades, concursos públicos e passaporte.
No Paraná, o atendimento nos Cartórios Eleitorais ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Entre 7 e 20 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) terá horário especial, das 13h às 18h, conforme o Art. 7° da Resolução n° 844/2019.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora