Com 30% dos municípios em alerta, o Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, 03 de novembro, a campanha “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”. Mesmo com a queda de 75% nos casos de dengue em 2025, o ministro Alexandre Padilha reforçou que o combate ao Aedes aegypti deve continuar.
O Brasil registra 1,6 milhão de casos prováveis de dengue e 1,6 mil mortes neste ano, com maior concentração em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul. Para ampliar as ações de controle, o ministério investirá R$ 183,5 milhões em tecnologias como o método Wolbachia, a técnica do inseto estéril e as Estações Disseminadoras de Larvicidas.
O Dia D da Dengue será neste sábado (8), mobilizando gestores, profissionais de saúde e a população sob o lema “Contra o mosquito, todos do mesmo lado”. A campanha incentiva ações simples, como eliminar criadouros e manter reservatórios bem vedados.
A pasta também avança na vacinação contra a dengue, já aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Mais de 10 milhões de doses foram distribuídas, e a expectativa é ampliar a produção nacional da vacina a partir de 2026.

		    
		        Fonte: Ministério da Saúde
		        Autor: Dani Barbaro com informações Ministério da Saúde
		        Crédito da imagem: João Risi/MS
		        Repórter: Dani Barbaro