A Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou o período de cadastramento de imóveis contemplados com a isenção ou imunidade no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Proprietários ou representantes de imóveis que se enquadram nos critérios devem fazer a solicitação até dia 31 de outubro, via 1Doc. É preciso estar atento à documentação em cada caso.
A isenção e imunidade de IPTU se aplica para idosos de baixa renda com um único imóvel de valor até R$ 88 mil; pessoas com necessidades especiais, doenças graves e TEA (único imóvel, até R$ 120 mil); imóveis desocupados pela Defesa Civil por situação de risco; imóveis de entidades religiosas e sociais; e áreas urbanas utilizadas para atividade agropastoril.
A Secretaria de Fazenda possui equipe qualificada para orientar e auxiliar os moradores que pretendem requerer o benefício. A isenção ou imunidade livra apenas o pagamento do IPTU, não incidindo sobre taxas de lixo e de combate à incêndio. Em Beltrão, são 39 mil imóveis na área urbana; destes, cerca de 4 mil se enquadram nos critérios.
Isenção de IPTU - Pessoas com necessidades especiais
Critérios
* Pessoas com necessidade especial/doenças graves, Transtorno do
Espectro Autista (TEA) ou mobilidade reduzida permanente.
* Valor venal do imóvel inferior a – R$ 120.228,10 (1.490 URMFB).
* Proprietário de um único imóvel destinado à residência.
Documentos necessários
* Documentos Pessoais (RG, CPF ou CNH).
* Matrícula atualizada do imóvel, podendo ser a matricula online
ridigital.org.br/Acesso.aspx (12 meses), escritura, contrato de
compra/venda.
* Requerimento da solicitação de isenção de IPTU.
* Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou outro documento
comprobatório de vínculo com a pessoa com necessidade especial ou doenças
graves, TEA ou mobilidade reduzida permanente, conforme o caso;
* Laudo médico atualizado, emitido há no máximo 180 dias do requerimento,
contendo diagnóstico, estágio clínico atual, Classificação Internacional da Doença
(CID), especialidade e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM)
Isenção de IPTU - Imóvel desocupado pela Defesa Civil
Critério
* Imóvel desocupado pela Defesa Civil Municipal por configurar situação de
risco:
Documentos necessários
* Documentos Pessoais (RG, CPF ou CNH).
* Matrícula atualizada do imóvel, podendo ser a matricula online ridigital.org.br/Acesso.aspx,
(12 meses), Escritura, contrato de compra/venda.
* Requerimento da solicitação de isenção de IPTU.
* Cópia do Laudo de Desocupado da Defesa Civil Municipal.
Isenção de IPTU - Aposentado
Critério
* Pessoa idosa e/ou aposentado por invalidez, proprietário de um único imóvel destinado à sua residência (art. 13, VII, do CTM).
* Renda igual ou inferior a R$ 2.420,70 (30 URMFB).
* Valor venal do imóvel inferior a R$ 88.839,69 (1.101 URMFB).
Documentos necessários
* Documentos Pessoais (RG, CPF ou CNH).
* Matrícula atualizada do imóvel, podendo ser a matricula online ridigital.org.br/Acesso.aspx,
(12 meses), Escritura, contrato de compra/venda.
* Requerimento da solicitação de isenção de IPTU.
* Certidão de Óbito do cônjuge, se for o caso;
* Certidão de casamento, se for o caso;
* Comprovante da condição de aposentado por invalidez, se for o caso;
* Extrato do benefício do INSS, emitido há no máximo 30 dias, e se casado, do
cônjuge; e/ou Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico);
Isenção de IPTU - Atividade agropastoril
Critério
A propriedade deverá estar sendo utilizada para atividade agropastoril.
Documentos necessários
* Documentos Pessoais (RG, CPF ou CNH).
* Matrícula atualizada do imóvel, podendo ser a matricula online ridigital.org.br/Acesso.aspx,
(12 meses), Escritura, contrato de compra/venda.
* Requerimento da solicitação de isenção de IPTU.
* Comprovação da atividade agrícola, mediante fotos da produção, Notas do
Produtor, Bloco de Produtor Rural e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
* Declaração da Atividade Agropastoril, emitida pelo órgão competente do
município.
Isenção de IPTU - Entidades
Critério
* Imóveis pertencentes a entidades religiosas e templos de qualquer culto,
partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de
educação e de assistência social
Documentos necessários
* Documentos Pessoais (RG, CPF ou CNH).
* Matrícula atualizada do imóvel, podendo ser a matricula online ridigital.org.br/Acesso.aspx,
(12 meses), Escritura, contrato de compra/venda.
* Requerimento da solicitação de isenção de IPTU;
* Estatuto Social registrado em cartório;
* Ata de posse ou documento hábil que outorgue poderes ao representante legal;
* Declaração de que o imóvel é utilizado para fins religiosos e/ou sociais.


Fonte: Comunicação/ Prefeitura FB
Autor: Comunicação/ Prefeitura FB
Crédito da imagem: Comunicação/ Prefeitura FB
Repórter: Carla da Motta