Logo Midia Sudoeste
Segunda, 25 de novembro de 2024
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | MPPR consegue anulação de Júri que absolveu 13 policiais acusados pela execução de cinco jovens

 Ouça a Notícia

Geral

MPPR consegue anulação de Júri que absolveu 13 policiais acusados pela execução de cinco jovens

13/08/2024 11:59



MPPR consegue no Superior Tribunal de Justiça anulação de júri que absolveu 13 policiais militares acusados pela execução de cinco jovens em Curitiba em 2009

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Decisão do Superior Tribunal de Justiça atendeu recurso do Ministério Público do Paraná e anulou o júri que absolveu, em outubro de 2017, 13 policiais militares acusados pelo assassinato de cinco jovens suspeitos de furtarem um carro no bairro Alto da Glória, em Curitiba.

O julgamento ficou conhecido como “o Júri da Rotam”. O STJ acolheu a tese do MPPR de que não houve respeito à apresentação de quesitos definidos na legislação como obrigatórios para a votação dos jurados.

O caso – Em setembro de 2009, os cinco suspeitos, dois deles com menos de 18 anos, foram mortos pelos policiais. Conforme alegou a defesa dos militares, os suspeitos teriam sido baleados em uma troca de tiros, após perseguição policial a um carro furtado. Na fuga, os jovens teriam batido o carro e então saído do veículo atirando contra os policiais, que revidaram e atingiram os suspeitos. Entretanto, investigação posterior apurou que os jovens não teriam reagido, mas se rendido aos policiais, que, após algemá-los, os teriam levado a um terreno baldio no bairro Atuba para executá-los.

Ainda cabe recurso da decisão do STJ. Havendo trânsito em julgado, o caso volta à Vara do Júri em Curitiba para designação de data para novo julgamento.