O astronauta da NASA Chris Williams, acompanhado pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, chegou em segurança à Estação Espacial Internacional na quinta-feira, elevando a tripulação do laboratório orbital para 10 pessoas pelas próximas duas semanas.
O trio foi lançado a bordo da espaçonave Soyuz MS-28 às 4h27 da manhã, horário padrão do leste dos EUA (14h27, horário de Baikonur), do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Após uma viagem de três horas e duas órbitas, a espaçonave acoplou-se às 7h34 da manhã ao módulo Rassvet da Estação Espacial Internacional.
Durante sua estadia a bordo da estação espacial, Williams conduzirá pesquisas científicas e demonstrações tecnológicas com o objetivo de promover a exploração espacial humana e beneficiar a vida na Terra. Ele ajudará a instalar e testar um novo sistema modular de exercícios para missões de longa duração, apoiará experimentos para melhorar a eficiência do combustível criogênico e cultivar cristais semicondutores no espaço, além de auxiliar a NASA no desenvolvimento de novos protocolos de segurança para reentrada na atmosfera, visando proteger as tripulações em futuras missões.
A Expedição 74 está programada para começar na segunda-feira, 8 de dezembro, após a partida de Kim, Ryzhikov e Zubritsky , que concluirão uma missão científica de oito meses a bordo da estação orbital.


Fonte: NASA
Autor: NASA
Crédito da imagem: NASA / Bill Ingalls
Repórter: Luiz Antônio