30/05/2024 12:07
Na noite desta quarta-feira (29), uma operação integrada envolvendo a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de aproximadamente 410 kg de maconha e na prisão de um jovem de 21 anos, em Toledo.
A equipe ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) foi informada de que dois veículos, um Hyundai HB20 prata e um Honda City prata, estavam transportando substâncias ilícitas e passariam pela cidade. Durante a patrulha, o Honda City foi avistado entrando em Toledo pela Avenida Maripá e, ao perceber a presença policial, empreendeu fuga.
Após perder o veículo de vista, as equipes realizaram uma busca intensiva na região da Vila Pioneiro. Próximo ao cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Capitão Leônidas Marques, a ROTAM encontrou um Honda City com a placa coberta por um tecido vermelho estacionado dentro de uma residência. Diante da suspeita, os policiais retiraram o tecido e confirmaram que se tratava do veículo procurado.
Ao abordar os moradores da casa, um homem de 21 anos e sua avó, a equipe não encontrou nada de ilícito com eles. No entanto, o jovem assumiu a responsabilidade pelo veículo. Durante a busca no Honda City, os policiais encontraram diversos tabletes de maconha, totalizando 409,560 kg.
O jovem confessou que pegou o veículo em Santa Helena e tinha como destino final Curitiba, onde receberia R$ 10.000,00 pelo transporte da droga. Ele também revelou que já havia realizado outras cinco viagens semelhantes. A avó, que não sabia da procedência do veículo nem da droga, foi liberada no local.
O Honda City apresentava adulteração na placa, e havia outra placa no interior do carro para confundir as equipes policiais. O veículo não tinha alerta de furto ou roubo, mas constava um impedimento devido a um sinistro de recuperação.
O jovem, o veículo e os entorpecentes foram encaminhados para o 19º Batalhão, e posteriormente para a 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo para os procedimentos cabíveis.