Na última quinta-feira 13 de junho de 2024, por volta das 19h30, uma equipe Policia Militar da 3ª Cia foi acionada via celular, sendo informada pelo solicitante que havia um rapaz em um VW/Golf de cor prata, ameaçando pessoas em um bar localizado na Rua Marciano de Sá em Pinhal de São Bento. Após a equipe policial se deslocar ao endereço, solicitou a populares que ali estavam presentes quem era o responsável pelo veículo, sendo que em primeiro momento ninguém se prontificou, insistido pela equipe, um homem veio até a viatura e informou que um outro frequentador estava com uma faca e que jogou atrás de uma mesa.
Diante da situação, a equipe pediu para que o provável autor acompanhasse a revista veicular, momento em que foi pedido para apenas abrir o veículo, sendo que o mesmo entrou no automóvel e deu partida, tentando fugir, não logrando êxito e no banco da frente estava uma espingarda de pressão, posteriormente identificada como uma arma modificada calibre 22, no qual estava municiada, e com silenciador. Tendo em vista a situação de resistência ativa, foi necessário usar técnicas de imobilização e uso progressivo da força.
No momento da condução do autor até a sede do Destacamento PM, o individuo proferiu ameaças contra um dos membros da equipe policial, dizendo “eu te conheço, sei onde você mora, isso não vai ficar assim”. Diante da ocorrência, a equipe conduziu o preso com o uso de algemas ao camburão, para assim preservar a integridade física dos envolvidos tanto da equipe policial quanto da vítima. Após isso, todos foram encaminhados à central de flagrante de Santo Antonio do Sudoeste. A faca e a arma de fogo também foram aprendidas na mesma ocorrência.