23/02/2024 08:52
Durante a reunião com o secretário, o deputado destacou a necessidade de um apoio rápido aos municípios atingidos
O deputado federal Paulo Litro (PSD) realizou reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar de investimento para recuperação estrutural de municípios paranaenses atingidos pelas fortes chuvas no final de 2023. Por meio da atuação do parlamentar, foram destinados recursos para atendimento emergencial na época.
“Muitos municípios atingidos apresentaram danos estruturais extensos que precisamos recuperar, incluindo pontes, moradias, unidades públicas, estradas, entre outros. Aprovamos nessa semana na Câmara a Medida Provisória que abre crédito extraordinário no valor de R$ 360,9 milhões, que serão destinados para auxiliar na recuperação de 54 municípios em todo país, incluindo 16 do Paraná”, destacou Paulo Litro, que também ressaltou que a Medida Provisória seguirá para votação no Senado.
Durante a reunião com o secretário, o deputado destacou a necessidade de um apoio rápido aos municípios atingidos, que dependem da apresentação de laudos e aprovação dos planos de trabalho pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para estarem aptos a receberem os recursos do crédito extraordinário.
No Paraná, poderão ser beneficiados, conforme a aprovação dos planos de trabalho, os municípios de Araruna, Boa Esperança do Iguaçu; Cruzeiro do Iguaçu; Dois Vizinhos; Irati; Laranjeiras do Sul; Manoel Ribas; Nova Prata do Iguaçu; Palmital; Pinhão; Prudentópolis; Salto do Lontra; Santa Izabel do Oeste; Santa Maria do Oeste; União da Vitória e Virmond. Também participou da reunião o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wesley Felinto.
O deputado Paulo Litro, em parceria com o deputado estadual Adão Litro e o governador Ratinho Junior, viabilizaram recursos que superam R$ 5 milhões para atendimento emergencial dos municípios de Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Honório Serpa, Salgado Filho, Nova Laranjeiras e Marquinho, que foram destinados para manutenção de abrigos, compra de material de higiene, limpeza, cestas básicas, recuperação estrutural e demais atendimentos necessários.