Na tarde deste sábado, 02 de agosto, por volta das 14h40, a equipe Bravo da 1ª Companhia do 21º BPM foi acionada para verificar uma denúncia de crime ambiental no Bairro Jardim Seminário, em Francisco Beltrão.
No local, os policiais encontraram dois homens, de 29 e 32 anos, realizando o corte de árvores em uma área de preservação permanente, utilizando uma motosserra sem a devida autorização. Entre as árvores derrubadas, estavam espécies nativas protegidas, como Açoita-cavalo e Marfim.
Ao serem questionados, os envolvidos afirmaram não possuir licença para o uso da motosserra nem para o corte das árvores. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão pelo crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98, que prevê pena de 3 a 5 anos de detenção pelo corte irregular de árvores em área de preservação permanente, além de pena de 3 meses a 1 ano e multa pelo uso indevido de motosserra.
Os dois homens foram encaminhados à 19ª SDP para os procedimentos legais. Um caminhão utilizado no transporte da madeira e a motosserra foram apreendidos e também entregues à delegacia.


Fonte: 21ºBPM/1º CIA
Autor: Carla da Motta
Crédito da imagem: 21ºBPM/1º CIA
Repórter: Carla da Motta