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Politica

Prefeito de Pato Branco suspende pagamentos para estabilizar finanças municipais

O Decreto suspende por quatro meses o pagamento de despesas de 2023 e 2024

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra (Partido Liberal), anunciou em coletiva realizada no Gabinete Municipal, uma medida de impacto para enfrentar a grave situação financeira do município, a decretação da suspensão de pagamentos por 120 dias nas contas da administração local. 


O Decreto suspende por quatro meses o pagamento de despesas de 2023 e 2024 de todas as secretarias municipais, e visa equilibrar as contas públicas diante do alto volume de dívidas. O prazo pode ser ampliado.



Dívidas da administração municipal


De acordo com levantamento realizado pela Controladoria Geral do Município, os dados do cenário financeiro apontam que:


 • Dívidas de 2023 somam R$ 6.090.000,00;


 • Dívidas de 2024 já executadas e não pagas totalizam R$ 36.630.000,00;


 • Dívidas empenhadas de 2024 alcançam R$ 46.660.000,00.


O montante geral de despesas acumuladas chega a R$ 89.380.000,00 incluindo valores vinculados e de fonte livre.


R$ 47 milhões são dívidas relacionadas à fonte livre, que incluem despesas executadas e não pagas, além de transferências constitucionais obrigatórias não realizadas, como:


 • 25% para a educação;


 • 15% para a saúde.


O saldo da fonte livre apresenta um déficit de R$ 47.869.229,55. 



Confira em anexo o decreto:




 

Fonte: Prefeitura Municipal de Pato Branco

Autor: Mídia Sudoeste - Prefeitura Municipal de Pato Branco

Crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Pato Branco

Repórter: Carlos Roberto Paraná

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