O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Já em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão do Círio de Nazaré.
Os estudantes que se preparam para o Enem já podem acessar a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, disponível no portal do Inep. O material traz explicações sobre a Matriz de Referência da prova, orientações sobre a produção textual e exemplos comentados de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2024.
Na prova de redação, o participante deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema e de textos motivadores. Cada redação será avaliada por dois corretores, que atribuirão notas de 0 a 200 em cinco competências, podendo totalizar até 1.000 pontos. A nota final será a média aritmética das avaliações.
Entre os critérios que podem levar à nota zero estão a fuga ao tema proposto, textos com até sete linhas, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, trechos desconectados do tema e desrespeito à seriedade do exame.
As competências avaliadas envolvem o domínio da escrita formal da língua portuguesa, a coerência e a organização das ideias, o uso adequado de recursos linguísticos, a capacidade argumentativa e a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema discutido.
Criado há mais de duas décadas, o Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Além disso, diversas instituições públicas e privadas, no Brasil e em Portugal, utilizam a nota do exame como critério de seleção ou parte do processo de ingresso em cursos de graduação.


Fonte: INEP
Autor: Dani Barbaro
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Dani Barbaro