As quatro crianças que morreram atropeladas em Londrina, no norte do Paraná, tinham idades entre 6 e 10 anos, conforme as famílias
O acidente aconteceu no fim da tarde de quinta (14) no distrito de São Luís, zona rural. O local não tem acostamento e nem calçadas para pedestres.
A prefeitura disse que o trecho, na PR-538, é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-PR).
As vítimas que morreram são duas irmãs e dois irmãos gêmeos:
Kelly Gonçalves Maximo da Silva, 6 anos (morreu no local);
Kemelly Gonçalves da Silva, 10 anos (morreu no local);
Adrian Moraes Bueno, 7 anos (morreu no local);
Vinicius Moraes Bueno, 7 anos (morreu no hospital).
De acordo com as famílias das vítimas, dois adolescentes, irmãos dos gêmeos, também foram atropelados. Eles sobreviveram. Trata-se de uma jovem de 15 anos e um jovem de 13.
As famílias acreditam que os velórios e sepultamentos devem ocorrer ainda nesta sexta.
Motorista está preso, conforme apurou a RPC, o motorista de 73 anos foi preso. Ele ficou no local do acidente até a chegada da polícia. A Polícia Civil (PC-PR) não confirmou o motivo da prisão até a publicação desta reportagem. Segundo a Polícia Militar (PM-PR), foi feito teste do bafômetro com o condutor, sem indicação de uso de álcool.
Segundo apuração, o motorista afirmou à polícia que o sol atrapalhou a visão dele na hora do acidente. Ele também disse aos policiais que faz tratamento de hemodiálise e que tinha passado mal ao longo do dia e que pretendia buscar atendimento médico à noite.
O homem foi autuado por homicídio com dolo eventual, quando não há a intenção de matar, mas que de alguma forma se assume o risco.
O comandante do 5º batalhão da PM, Marcos Tordoro, disse em entrevista à RPC que, segundo apuração preliminar, as crianças estavam voltando pra casa na hora da batida, andando pela rua no sentido oposto ao que a Kombi transitava. Segundo ele, os gêmeos tinham saído da casa de uma cuidadora.
Já as três irmãs tinham saído da escola e também passaram na casa da cuidadora para buscar os meninos, de acordo com o comandante. O policial também explicou que, na hora da batida, o motorista da Kombi estava voltando para casa. Ele é morador de Londrina e trabalha com venda de produtos de limpeza.
“Estavam trafegando pela via por conta das condições do local. Havia barro na lateral da via. A calçada, pelo o que a gente pode apurar visualmente, não dava condições para que as crianças trafegassem por ali, isso nós constatamos no local. Tudo esse conjunto de fatores, causou também essa fatalidade.”
Ainda segundo o comandante, o motorista estava abalado após o acidente. Ele foi ouvido no local e depois conduzido à delegacia.
Investigação
A RPC apurou que, nesta sexta-feira (15), peritos devem ir ao local do acidente para investigar a dinâmica da batida. Serão avaliadas as condições do local, além de velocidade do veículo, tempo de percepção, reação do motorista e sinalização.
Prefeitura vai decretar luto de 3 dias
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Londrina disse, nesta sexta, que decretará luto de três dias no município. “Neste momento de dor e perda, nos unimos em apoio mútuo. Queremos expressar nosso mais profundo pesar e oferecer apoio às famílias afetadas por esta tragédia.” A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas no CMEI João Rampazzo e na Escola Francisco Aquino nesta quinta-feira (15).