Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Reflexão de segunda

Geral

Reflexão de segunda

28/03/2024 03:17

PAULO ADEMIR BRAUN


Fé= certeza sobre algo que queremos, mas inverificavel. Confiança= certeza em algo que não temos, mas verificavel. Dúvida= é a má fé sobre as certezas.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Reflexão de segunda 

Parece piada pronta mas a minha mãe nasceu na Linha Dúvida, mas de fé e toda confiança. Maria de Nazaré já precisa da nossa fé. Santa Helena eu tenho pena. A dúvida é a mãe da sabedoria, já dizia Savyo Santos. Confirmei: a dúvida é a mãe de toda invenção segundo Galileu Galilei. Então não tem erro não, se houver gestação de algo bom, os méritos são dela. Da mãe.

Os paradoxos e as contradições são a alma viva de todas as criações e narrativas, que nos fazem ir além do que se tem. Yuoval Noha Harari foi certeiro em afirmar que nós, 'os humanos', só conseguimos evoluir porque desenvolvemos a capacidade de mentir. Nas palavras dele: 'o ser humano evoluiu pela capacidade de criar ficções e acreditar nelas'. A verdade não tem essa pretensão e não dura no tempo e nem consegue engajamento pra virar religião.

Se eu fosse poeta diria que as mães já nascem completas. Nascem junto com os filhos. Da minha mãe eu sei. Já ouvi, convivi e pesquisei. Sobre a mãe de jesus ela tem a nossa fé. Não há muito o que pesquisar pra não perder a razão e a salvação. Sobre Santa Helena existem muitas dúvidas certamente. Aos oitenta ela faz uma romaria e conseguiu o que ninguém conseguiria jamais, encontrar os restos mortais de jesus: a cruz, a escada... 

Não se sabe ao certo de onde era. Da Grécia, Turquia ou da Inglaterra. Provavelmente morreu em Trier, Roma ou Constantinopla. Santa Helena teve um menino por consequência chamado Constantino. O sujeito mais fdp da história. Quando o seu pai morreu ou foi matado afogado ele foi aclamado imperador. Abandonou a esposa Minervina e levou o filho Crispo. Se casou com Maxima Fausta que era mais nova que seu filho. Fez a meia irmã Flávia Júlia, casar com Licínio imperador bizantino e depois o degolou. Matou o sobrinho Valério. Também matou o filho Crispo e sua esposa Fausta, grávida, afogada. Se arrependeu e se converteu ao cristianismo e está enterrado na igreja dos santos apóstolos.

A verdade é que o cristianismo trouxe essa facilidade. Basta a crença, o arrependimento e a conversão para ganhar a salvação com o plus da Ressurreição. Tudo de bom. Constantino ladino foi o primeiro a ver esse poder de engajamento e fidelidade e tirou o cristianismo da clandestinidade. A explosão foi como rastilho de pólvora e em poucas décadas destruiu o império romano e por mais de mil anos fez a maior destruição. A idade média. Idade das trevas. As cruzadas. A Santa inquisição e depois a continuação com a reforma  religiosa, a guerra dos 30 anos, cassa as bruxas... E o que será do Brasil com tanta facção?

Pra continuar na desgraça, neste domingo se completam 60 anos do golpe militar. E não façam confusão. Revolução é o que vem de fora pra mudar o que está. Golpe vem de dentro. De quem tem obrigação de zelar pela proteção. Então Foi golpe. Isso é preciso falar. Os incautos precisam saber. A função do militar é proteger ou ameaçar? É o que é obrigação perguntar.

Jesus foi um revolucionário. Por que todo cristão é conservador?

O Brasil tem mais templos religiosos que escolas e unidades de saúde somados. Esse é um pecado pelo qual o país vai ser condenado. 

É incontestável que a ressurreição é o acontecimento mais extraordinário na existência. A transcendência sobre a morte. Muito forte. Fato único em 3,8 bilhões de anos. Mas se não houver ressurreição...

A santíssima trindade, Pai, Filho e Espírito Santo precisam iluminar e ressuscitar a verdade.





Ademir