Logo Midia Sudoeste
Quarta, 23 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça Rádio
INFORMA: ULTRA DESCONTÃO 19/04 a 25/04
Dólar: 5,72  |  Euro: 6,67  |  Peso ARG Compra: 0.004,3
 Ouça a Notícia

GERAL
24/03/2025 16:31

Refúgio Biológico da Itaipu celebra o Dia Internacional das Florestas com enriquecimento ambiental



Atividades promovem o bem-estar dos animais, estimulando comportamentos naturais e reforçando a importância da conservação das florestas

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Na última sexta-feira, 21 de março, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) da Itaipu Binacional celebrou o Dia Internacional das Florestas. A data foi marcada por atividades de enriquecimento ambiental destinadas às espécies conhecidas como "jardineiros das florestas", fundamentais para a dispersão de sementes.

As jacutingas saborearam bananas e mamões em uma pequena árvore montada para estimular seu comportamento alimentar natural. Já as cutias receberam trouxinhas de almeirão recheadas com castanhas-do-Pará e amêndoas. As antas, por sua vez, foram estimuladas com um varal de frutas, simulando situações semelhantes às que encontrariam na natureza.

Para a zootecnista da Itaipu Fabiana Stamm, ações como essa são essenciais para o desenvolvimento dos animais. “Os enriquecimentos ambientais são importantes para que os animais apresentem comportamentos naturais que eles encontrariam na natureza. Então eles precisam puxar os alimentos das árvores, por exemplo, e é esse mimetismo que estamos promovendo”, explica.

Além da programação voltada aos "jardineiros das florestas", o Refúgio também promoveu uma atividade especial para a lontra, em celebração ao Dia Mundial da Água. O animal recebeu um cubo de gelo com peixes dentro e aproveitou um refrescante banho de mangueira. 

Com a boa receptividade dos animais às atividades, a ideia é dar continuidade às iniciativas de enriquecimento ambiental. Para o cuidador dos animais do RBV Paulo Roberto Dalla Corte, terceirizado da empresa Raiz Ambiental, carinhosamente chamado de "Seu Paulo", o mais gratificante é ver a resposta dos animais. "Eles nadam, se divertem e brincam com a gente. Nossa alegria é ver o bem-estar deles”, destaca.