Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Aachen

Geral

Aachen

17/04/2024 13:18

PAULO ADEMIR BRAUN


A cidade, o cara e a história

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Aachen (água)

A cidade mais ocidental da Alemanha. Não está nos circuito turístico de larga escala. É quase um boicote ou calote da história. Se você viaja pela história não pode ignorar essa cidade. É uma cidade de 250 mil habitantes, junto as fronteiras de Bélgica e Holanda, próximo a Maastrcht. Aachen é uma grande Cidade Independente. Fica na Renânia do Norte. É uma cidade com  grandes universidades. O maior imperador e fundador do sacro império romano germânico, Carlos Magno (Grande), nasceu em Aachen. O Sacro Império Romano Germânico, o maior império da história, tinha Aachen como a capital. Aachen tem uma arquitetura medieval bem preservada. A catedral de inspiração oriental é suntuosa. Inaugurada no ano de 800 está bem preservada. A urna funerária de Carlos Magno está exposta na catedral que é o primeiro monumento cultural da Alemanha, a entrar na lista da Unesco, como patrimônio mundial da humanidade. É o primeiro da Alemanha e o segundo do mundo. Na catedral construída pelo imperador Carlos Magno foi coroado seu filho Luiz e mais 32 imperadores.  Nesta catedral também tem um relicário com a túnica de Nossa Senhora. As faixas que envolveram o menino Jesus. O tecido da decapitação de João Batista. O tecido que envolveu Jesus na cruz. A prefeitura de Aachen também é do ano 800 e está lá imponente, com boa parte da arquitetura original preservada. Aachen é uma cidade com arquitetura romana com indícios de povoamentos Celtas, desde a 4 mil anos. As origens estão ligadas as águas termais. É muito comum encontrar as fontanas espalhadas por toda a cidade. Aachen é uma cidade Lendária e cheia de lendas. Aachen foi surpreendente como encontrar alguém pra se apaixonar em qualquer dia na fila do caixa de uma livraria. Surpreendente e fascinante.

Carlos Magno (Grande)

Claro que você pode dizer que não quer nem saber, fazer o que? Mas pra quem quiser, venha de onde vier precisa conhecer Aachen e Trier. O mundo não seria o que é sem Constantino e Carlos Magno. Constantino ressuscitou e Carlos espalhou o cristianismo. Também foi o pai do feudalismo. Carlos Magno nasceu e morreu em Aachen. Carlos Martel, que impediu o avanço dos muçulmanos na Europa, era paí de Pepino Breve(pequeno) que casou com Berta, mãe do Carlos, quando ele tinha 2 anos. Eu fiz as contas e tenho 99,5% de chances de ser descendente de Carlos Magno, assim como ele tinha chance relevante de não ser filho do Pepino, mas herdou o Reino dos carolingios. Carlos chegou a idade adulta analfabeto. Mas se alfabetizou e incentivou os estudos. Reuniu sábio em seu palácio para ensinar e difundir conhecimento. Tambem mandou copiar todos os livros que conseguiu. Mandou ensinar as 7 artes liberais. Esse período ficou conhecido como renascença Carolinja. Foi uma clareira na idade das trevas. 

O Sacro Império Romano - Germânico 

Não era sagrado e nem romano mais deu pano pra manga. Durou mais de mil anos. O Papa Leão III estava em mãos lençóis. Foi acusado de imoralidades e atacado nas ruas de Roma. Fujiu e pediu ajuda a Carlos Magno que o levou de volta a Roma. Presidiu o julgamento e inocentou o Papa. Aproveitando a data festiva, na missa do dia de natal do ano 800, o Papa coroou Carlos Magno como imperador dos romanos. Mas  Carlos Magno era germânico e o Papa abençoou, então virou o Sacro Império Romano Germânico. O primeiro Reich, nas palavras de Hitler, mais de mil anos depois. Parada dura, mas ato coqueiro era nomear políticos parceiros para o clero, as tais investiduras(uma espécie de bancada da bíblia, da bala e do agro). Essa farra desaguou na reforma protestante, e se não foi o bastante desembocou na guerra dos 30 anos, a mais sangrenta da história. Esse império é responsável pela formação da Europa atual. Imagina mil anos de gestão político-religiosa em um continente. Nesta época a igreja era menos boazinha: Criou a Santa inquisição(a instituição mais aniquilador na história da humanidade). Muito adequado que esse período é chamado, idade das trevas. Sem pena e nem perdão, Napoleão botou fim nessa confusão e o sacro império romano germânico chegou ao fim em 1806. O Estado Laico (sem religião) é a maior conquistas da civilização.  Se todo cidadão ganhou direito ao voto, é pra aprender sobre a liberdade e responsabilidade. Então quando o seu voto tiver algum vínculo com religião  lembre, estar acendendo um tição na fogueira do inferno. Império sacro durou 1000 anos. O inferno é eterno.

 

 





Ademir