Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Dia da Mulher

Geral

Dia da Mulher

06/03/2024 07:07

PAULO ADEMIR BRAUN


COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Dia da Mulher

Mulher pra ser, pressupõe ter responsabilidade. Não sei se eu sou antiquado, preconceituoso ou mal informado. Sempre que eu penso em mulher, penso em uma pessoa do sexo feminino, operária, trabalhadora, mãe ou pelo menos casada. Se não, é moça, menina ou avó. O dia internacional da mulher foi criado pelas mulheres feministas socialistas, após a revolução russa de 1917. Oficialmente comemorado em 8 de março, a partir de 1921. O objetivo  desta data é marcar e aprofundar a luta por igualdade de gênero. Passado 100 anos, aparentemente apenas a data é que Foi deturpada, dando uma cara de flor ou de shopping a esse dia, para desviar do objetivo que é a luta por igualdade. Só por igualdade. Apenas por igualdade. Mas a estatística é fatal e desalentadora: a seguir o ritmo de evolução, a igualdade levará mais 300 anos para se tornar realidade. As mulheres não devem aceitar romantizar essa data, ajudando  preservar a conscientização pela luta permanente.

Tem muita bondade que na verdade é uma cilada. Tipo mulher não paga entrada na balada, porque a mulher é tratada como  chamariz da festa. Ou moeda de troca. Temos umas armadilhas culturais que não paramos pra pensar, e se tornam normais. Mulheres não vão servir ao exército e nem devem. As mulheres são uma pequena fração da população carcerária, exemplo de que são muito mais legais. Mulheres tem licença maternidade que deveria ser aumentada em pelo menos 9 meses, período de gestação.

As mulheres precisam se concientizar e encarar essa luta. Não é possível que não serão capazes de exigir ou não aceitar menos do que o mínimo, que é a igualdade de direitos. Imaginar que vai levar 300 anos pra isso acontecer e ver as mulheres de braços cruzados, é inaceitável. As mulheres são a maioria da população. São a maioria do eleitorado. São a maioria dos filiados a partidos políticos, e elegem apenas 17% de mulheres. O Brasil está na posição 150 entre 193 países, quando se trata da representividade Feminina. É preciso fazer uma ruptura e exigir 50% das vagas em cargos públicos, eletivos ou não. Mulher se quiser ter igualdade de direitos, vote em mulher. As mulheres sabem melhor das demandas e necessidades femininas. Um exemplo: quando a primeira mulher foi enviado ao espaço, por 6 dias lhe foi entregue 100 absorventes, isso ela estando rodeado das cabeças mais iluminadas. É preciso entender que as mulheres são mais capazes de enteder e  resolver os problemas das mulheres. Então não tem outra solução é preciso eleger mulheres. Pra fazer, e não depender.

Em países como os Estados Unidos por exemplo, 60% dos diplomas universitários são conquistados por mulheres. Essa capacidade ou superioridade competitiva das mulheres cria uma necessidade de proteção ou conservação dos privilégios masculinos. Por isso os partidos conservadores tem essa adesão masculina, por defender pautas de interesse. Quem não tem privilégio quer conservar o que? O que as mulheres esperam conseguir apoiando pautas conservadoras? Mulheres que votaram em partidos conservadores estão ajudando a garantir a desigualdade pelos próximos 300 anos.

Qual é a possibilidade de se criar um partido feminino? Inviável, um partido precisa ser representativo de toda a sociedade, mas poderia aceitar apenas os comprometidos com a igualdade. Um partido que defenda  pelo menos o mínimo: direitos iguais para as mulheres.  Penso que é passado da hora das mulheres fazer essa ruptura, se quiserem mudar essa conjuntura.

 

 





Ademir