Eleitoras e eleitores têm até 6 de maio para regularizar o Título
Prazo vale para emissão do primeiro Título, transferência de domicílio, atualização de dados e biometria
Pressione ESC para fechar
Prazo vale para emissão do primeiro Título, transferência de domicílio, atualização de dados e biometria
Embora o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 esteja marcado para o dia 4 de outubro do próximo ano, eleitoras e eleitores devem ficar atentos ao prazo para regularizar a situação eleitoral. O cadastro eleitoral será encerrado no dia 6 de maio, data limite para solicitar a emissão da primeira via do Título Eleitoral, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados cadastrais e o cadastramento biométrico.
O fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes do pleito, conforme estabelece o artigo 91 da Lei das Eleições, Lei nº 9.504/1997. Esse período é necessário para que a Justiça Eleitoral organize toda a logística do processo eleitoral, incluindo a definição das seções de votação e a produção dos materiais que serão utilizados no dia da eleição.
Nas Eleições Gerais de 2026, que terão como slogan #votonademocracia, eleitoras e eleitores irão escolher representantes para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador da República, deputado federal e deputado estadual.
De acordo com dados de outubro de 2025 do Tribunal Superior Eleitoral, mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar no Brasil e no exterior. Desse total, 8.399.481 pertencem ao estado do Paraná.
Os serviços eleitorais podem ser solicitados de forma on-line, por meio do sistema de autoatendimento da Justiça Eleitoral, ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais do Paraná. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Em ambas as modalidades, é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto, CPF, se houver, comprovante de residência recente, emitido entre três meses e um ano, comprovante de quitação do serviço militar para homens que completam 19 anos no ano da solicitação, além de comprovante de pagamento de eventuais débitos com a Justiça Eleitoral.
Para votar, é obrigatório estar em dia com a Justiça Eleitoral. A consulta da situação eleitoral pode ser feita pelo autoatendimento, acessando a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, “Consultar situação eleitoral”. Caso haja necessidade de regularização, o procedimento deve ser concluído até o dia 6 de maio para que a pessoa possa votar nas Eleições 2026.
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 70 anos. Já para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo. Jovens que completarem 16 anos até a data do primeiro turno, em 4 de outubro de 2026, já podem solicitar a emissão do Título Eleitoral.
Além dos serviços de emissão, revisão e transferência do Título, o autoatendimento da Justiça Eleitoral permite solicitar a segunda via do documento, alterar o local de votação, pagar multas, incluir nome social, registrar múltipla filiação e emitir certidões, sem a necessidade de deslocamento até um cartório.
A Justiça Eleitoral também alerta para tentativas de golpe. Nenhum serviço eleitoral é cobrado. Todas as solicitações devem ser feitas exclusivamente pelos sites oficiais dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral, cujos endereços terminam com o sufixo “.jus.br”.
Em caso de dúvidas, eleitoras e eleitores podem entrar em contato com o Disque-Eleitor pelo telefone 0800 640 8400, pelo WhatsApp no número (41) 3330-8500, ou procurar diretamente um Cartório Eleitoral. Os endereços e contatos das zonas eleitorais do Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, na aba “Serviços Eleitorais”.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora