Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Emigração

Geral

Emigração

05/04/2024 17:12

PAULO ADEMIR BRAUN


É a salvação pela opção de partir.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Emigração

Nesta terra houve um tempo que o inverno congelou a primavera. Na Invernia o que floria eram as quimeras, que  coloriam e faziam nascer as taperas. Emigrar é o primeiro passo de quem não suportou o cansaço de aguentar a vida na espera. Não há cerca que aguenta segurar um homem mal tratado pela fome. Só não mudam os prisioneiro no cativeiro da falta de atitude.

Emigração é a esperança partindo de mudança por ter cansado da estação da espera, e foi atrás da primavera em outras terras. Mudança é a mola propulsora da evolução. Esta semana eu fui conhecer três locais na Alemanha, de  onde saíram os  antepassados que foram para o Brasil. Foi muito engraçado pensar que houve um passado no vale do Mosela, esse vale de beleza e prosperidade e imaginar que as pessoas precisaram abandonar e tentar sobreviver noutro lugar.

A localidade de Dorbach/Salmtal é o ponto de partida, e onde levou a vida Walter Jung e a esposa Susanna Margaretha Gueisen, com os filhos, entre eles Mathias Jung, antes de decidir a ir embora para o Brasil (Walter faleceu na viagem). Dorbach é uma localidade que dá a impressão de ter uma população de aproximadamente 1000 pessoas. Passeando pelo povoado é possível observar vestígios de um passado difícil. A família Jung abandonou esse lugar e foi morar na Picada Feijão, município de Ivoti RS. 

A Família de Stephen Braun, o emigrante e seus pais Johann Eberhard Braun e Anna Gertrud Bohn eram moradores da cidade de Monzelfeld, hoje distrito pertencente a comuna da lindíssima cidade de Bernkastel-Kues. Monzelfeld fica na colina a aproximadamente 2 km do rio Mosela. Monzelfeld é um povoado pacato com uma população de aproximadamente 2 mil habitantes. Stephan Braun no Brasil passou a se chamar Estevão Braun e foi construir sua vida no município de Santa Cruz do Sul, RS.

Johann Zimmer, o emigrante, era Luxemburguês. Casado com Elizabeth Classen que  migraram para o Brasil com 6 filhos, entre eles Michael Zimmer, e foram morar na localidade de Moro Canastra, nomunicípio de são Vendelino RS. Johann Zimmer era filho de Michel Zimmer e neto de Mathias Zimmer nascidos e  residentes na comuna de Trier.  Trier é a mais importante cidade do Valle do Rio Mosela. A mais antiga da Alemanha e uma das mais importantes da história. 

Há um rio em mim e  a minha natureza é de correnteza. Detesto represa e vivo na vazante. Pareceu-me alucinante passear pelo vale do Rio Mosela e vivenciar a experiência crucial na existência e lembrar, ao refletir, que o sangue que corre em minhas veias é o sangue herdado e que voltou comigo para reencontrar esse passado.





Ademir