Farmácia do Paraná Digital registra mais de 51 mil solicitações
Plataforma permite solicitar e renovar medicamentos de uso contínuo sem sair de casa
Pressione ESC para fechar
Plataforma permite solicitar e renovar medicamentos de uso contínuo sem sair de casa
A plataforma Farmácia do Paraná Digital, iniciativa do Governo do Paraná desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já registrou 51.948 solicitações de medicamentos desde o seu lançamento, em 2021. O sistema está disponível em 43 municípios e permite que cidadãos solicitem e renovem medicamentos de uso contínuo de forma on-line, eliminando a necessidade de deslocamentos até as farmácias.
Os medicamentos disponíveis para solicitação digital são aqueles padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e no Elenco Complementar da Sesa, voltados ao tratamento de mais de 100 doenças crônicas, como artrite reumatoide, diabetes tipo 1, doença de Crohn, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e psoríase.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a plataforma representa um avanço na modernização dos serviços públicos. “Este é o espírito da gestão eficiente e moderna, sob orientação do governador Ratinho Júnior: entregar à população um serviço cada vez mais rápido, fazendo com que a inovação e a tecnologia diminuam distâncias na assistência à saúde”, afirmou.
A principal vantagem do sistema é a comodidade oferecida ao usuário. Embora o prazo de análise e liberação dos medicamentos seja o mesmo tanto para solicitações presenciais quanto digitais, a plataforma dispensa a ida física à farmácia para iniciar o processo. Uma vez submetida, a solicitação entra na mesma fila de avaliação dos pedidos feitos presencialmente.
O acesso ao sistema é simples: o cidadão deve entrar no site www.medicamentos.saude.pr.gov.br
, realizar cadastro na Central de Segurança do Governo do Paraná, informar dados pessoais, anexar documentação e prescrição médica, além de exames e laudos necessários. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o paciente é contatado para retirar o medicamento na Farmácia do Paraná.
De acordo com Deise Pontarolli, coordenadora de Assistência Farmacêutica da Sesa, a plataforma é resultado da descentralização e da modernização da gestão farmacêutica. “Nosso objetivo é garantir que o paciente tenha o tratamento de forma contínua e facilitada”, explicou.
Os moradores dos seguintes municípios já podem utilizar o sistema: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Apucarana, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Cianorte, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Itaperuçu, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piên, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Umuarama.
Para os demais municípios, a solicitação continua sendo realizada de forma presencial nas farmácias das Regionais de Saúde.
Nota de Falecimento
Nota de Falecimento
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora