Donal Trump tomou posse nesta segunda-feira como o 47º presidente dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 20 de janeiro, que espera ter uma "grande relação" com o Brasil. A declaração foi feita enquanto ele assinava uma série de decretos no Salão Oval, após tomar posse. Durante a cerimônia, Trump deixou claro que, caso o Brics leve adiante a ideia de reduzir o papel do dólar no comércio, os países do bloco enfrentarão tarifas de 100% sobre seus produtos para entrar no mercado americano. Além disso, ressaltou que o Brasil e os países da América Latina precisam mais dos Estados Unidos do que os americanos precisam deles.
"Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de 'nós'", disse Donald Trump em resposta a uma pergunta feita por um jornalista sobre suas expectativas para o relacionamento com o Brasil e a América Latina, além de um possível contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mais o cedo o Presidente Lula disse “O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser históricos no que é do Brasil”.
Lula disse que não quer briga com os Estados Unidos, assim como não quer briga com nenhum outro país. "Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia."