Desde o início de 2025, o CIRUSPAR já contabiliza 57 registros de ameaça verbal ou agressão física contra profissionais do SAMU 192 Sudoeste
Compartilhe
O Núcleo de Segurança do Paciente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), responsável pelo gerenciamento do SAMU 192, manifesta publicamente seu repúdio a um episódio de agressão verbal e ameaça ocorrido na última quarta-feira, 30 de julho de 2025, durante atendimento.
Durante a assistência prestada a um paciente em um estabelecimento comercial, um indivíduo interferiu de forma hostil, constrangendo os socorristas e ameaçando sua integridade física. A equipe acionou a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência, e seguiu todos os protocolos institucionais de segurança, priorizando a preservação da vida e a integridade dos envolvidos.
Desde o início de 2025, o CIRUSPAR já contabiliza 57 registros de ameaça verbal ou agressão física contra profissionais do SAMU 192 Sudoeste. Esses dados reforçam que, embora a maioria das ocorrências aconteça com o apoio e o respeito da população, casos de violência pontual continuam a ocorrer.
Atos de violência contra profissionais de saúde são inaceitáveis. Além de colocarem em risco a segurança física e emocional das equipes, comprometem diretamente a qualidade e a continuidade do atendimento às pessoas que mais necessitam.
O SAMU é um serviço essencial, ativo 24 horas por dia, que atua com dedicação, técnica e humanidade no cuidado à vida. O respeito aos profissionais que compõem essa rede é indispensável.
O CIRUSPAR, por meio do seu Núcleo de Segurança do Paciente, reafirma o compromisso de promover ambientes seguros para usuários e trabalhadores, adotando medidas de prevenção e resposta a situações de risco. Ressaltamos que a maioria da população reconhece e valoriza esse trabalho, e que comportamentos hostis são atitudes isoladas que não refletem o espírito solidário de nossa comunidade.
Aproveitamos para reforçar que a Ouvidoria do CIRUSPAR permanece disponível a toda a população como canal institucional de escuta e acolhimento de sugestões, elogios, reclamações ou inconformidades relacionadas ao atendimento prestado. O diálogo é o caminho para a melhoria contínua e o fortalecimento da confiança entre sociedade e serviço público.
Ouvidoria: https://share.google/1jdgM6DimRO2ri1Vq
Fonte: Ciruspar/SAMU 192 Sudoeste do Paraná
Autor: Ciruspar/SAMU 192 Sudoeste do Paraná
Crédito da imagem: Ciruspar/SAMU 192 Sudoeste do Paraná/ Mídia Sudoeste