Na segunda-feira, 15 de setembro, equipes policiais deram cumprimento a uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, relacionada ao litígio agrário da área conhecida como “Fazenda Rodeio”, em Reserva do Iguaçu. A medida visava a aplicação de restrições como a proibição de novas ocupações, plantio e cultivo, interdição de vias e o impedimento de acesso de novos integrantes ao assentamento.
Segundo o relatório policial, a ação se tornou necessária diante do descumprimento reiterado da decisão judicial. Os ocupantes remanescentes teriam realizado bloqueios na PR-459, promovido o cultivo de áreas agrícolas e permitido o ingresso de novos integrantes, mesmo após diversas tentativas de negociação e registros de boletins de ocorrência.
Na data em questão, manifestantes utilizaram barricadas com pneus e outros objetos para interditar novamente a PR-459. Armados com foices e facões, hostilizaram e cercaram a guarnição do Destacamento da Polícia Militar de Reserva do Iguaçu.
Com o agravamento da situação, o comando acionou reforço das equipes da Patrulha Rural, ROTAM e Choque do 16º BPM, além de apoio do 1º BPM, 6º BPM e 3º BPM, para garantir a ordem e o cumprimento da decisão. Apesar das tentativas de mediação, as ordens não foram acatadas, o que levou ao uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como granadas fumígenas, lacrimogêneas e explosivas, a fim de dispersar a multidão e preservar vidas.
Durante a operação, policiais constataram que parte da área estava sendo preparada para cultivo. Dois tratores e um caminhão foram encontrados em atividade, mas os operadores desobedeceram às ordens, tentaram se esconder em uma casa próxima e resistiram à abordagem. Eles foram identificados como condutores de tratores Massey Ferguson (um acoplado a uma plantadeira Kuhn e outro a um pulverizador Jacto) e de um caminhão VW 16.200, carregado com sementes.
Após a apreensão dos veículos e equipamentos, cerca de 80 pessoas, oriundas de acampamentos sem-terra próximos, tentaram resgatar os maquinários e um dos detidos. As equipes de ROTAM e Patrulha Rural formaram uma barreira com escudos para conter o grupo, que proferia insultos e palavras de ordem contra os policiais. Com a chegada de reforço das unidades de Choque, foi possível dispersar os manifestantes e conduzir os envolvidos à Delegacia de Pinhão, onde foram apresentadas as ocorrências e realizados os procedimentos cabíveis.
Todos os detidos foram entregues à autoridade policial sem ferimentos. Os veículos, equipamentos agrícolas e sementes apreendidos também foram encaminhados à delegacia. Equipes policiais permaneceram na região para garantir a ordem pública e evitar novas mobilizações na área em litígio.


Fonte: Diário Reservence
Autor: Dani Barbaro com informações Diário Reservence
Crédito da imagem: Diário Reservence
Repórter: Dani Barbaro