Paraná inaugura primeira base da Polícia de Fronteira
Estrutura foi instalada em Ribeirão Claro e integra projeto com 11 bases no Estado
Pressione ESC para fechar
Estrutura foi instalada em Ribeirão Claro e integra projeto com 11 bases no Estado
Na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro, o Governo do Paraná inaugurou a primeira Base Operacional do projeto Polícia de Fronteira, no município de Ribeirão Claro/Paraná, na região Norte do Estado, próximo à divisa com São Paulo. A unidade tem como objetivo reforçar o enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas, ao tráfico de armas e ao contrabando.
A base faz parte de um projeto que prevê a implantação de 11 estruturas operacionais em pontos estratégicos do Estado. As unidades contarão com atuação integrada da Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná e guardas municipais, além do uso de sistemas de informação compartilhados e tecnologias de monitoramento.
A estrutura inaugurada dispõe de viaturas RAM 3500, armamento de maior calibre, como fuzis, e integração com bancos de dados e câmeras do programa Olho Vivo, o que amplia a capacidade de resposta das forças de segurança em ações de fiscalização e operações policiais.
Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, afirmou que o projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico do cenário criminal e atende a uma diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Segundo ele, cada base receberá investimento aproximado de R$ 5 milhões, incluindo estrutura física, veículos, equipamentos, armamentos e cães de faro
Além de Ribeirão Claro, outras bases estão em construção nos municípios de Sengés, Porecatu, Itaguajé, Querência do Norte, Diamante do Norte, Icaraíma, Santa Helena, Capanema, Vitorino e Campo do Tenente. A proposta é criar uma malha de proteção terrestre, náutica e aérea ao longo das fronteiras e divisas do Paraná.
De acordo com dados apresentados pelo Governo do Estado, em 2025 o Paraná liderou as apreensões de drogas no País, com 566 toneladas retiradas de circulação. No mesmo ano, o Estado registrou redução de 24% nas mortes violentas e queda de 20% nos casos de feminicídio, conforme relatório do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Edilson Martins do Prado, destacou que as novas bases ampliam a capacidade de atuação integrada das forças de segurança e contribuem para o controle de acesso, proteção de pessoas e preservação de patrimônios em regiões estratégicas do Estado.
Policial
Nota de Falecimento
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora