14/04/2024 19:43
Deputado da Província de Misones, Miguel Núñez e o secretário do Legislativo Matias Gonzales visitaram a unidade e vão elaborar um projeto que será apresentado ao Parlamento Argentino
Na última sexta-feira (12) A Deppen de Santo Antonio do Sudoeste recebeu a visita do Deputado da Província de Misiones, Miguel Núñez e o secretário do Legislativo Matias Gonzales. Essa visita teve como objetivo principal conhecer de perto o modelo de reinserção de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) implementado pelo estado do Paraná, conhecer os detalhes e atender o modelo com o principal objetivo de apresentar ao Parlamento Argentino o modelo de reinserção dos PPLs (Pessoas Privadas de Liberdade, um projeto realizado pelo governo do estado do Paraná que tem reinserido presos na sociedade, através de trabalhos realizados em obras do município e em empresas parceiras do projeto, gerando renda, aprendizado e reinserção.
A visita foi acompanhada pelas autoridades Sr. Antônio Marcos Camargo de Andrade, Coordenador Regional do Departamento de Polícia Penal do Paraná, o Sr. Claudemir Lucas, Gestor da Cadeia Pública de Santo Antônio do Sudoeste e pelo Sr. Ale Rubim, Pastor e Administrativo da Cadeia Pública de Santo Antonio do Sudoeste.
Esse projeto representa um avanço no sistema prisional, porque são locais preparados para custodiar pessoas privadas de liberdade de menor periculosidade, que se comprometem e aderem às oportunidades de mudança de vida que o sistema oferece.
A forma de trabalho que o sistema prisional do Paraná oferece, além de mostrar resultados efetivos desse modelo, prioriza o trabalho, educação e espiritualidade, oportunizando condições de vida melhores. Esse é o caminho ideal para um sistema prisional justo que impacte de forma direta e efetiva na segurança pública.
Um dos principais pilares que estruturam toda a composição desse modelo de tratamento penal do Paraná pauta-se na classificação de perfil de apenados. Essa avaliação de detentos é realizada pela Comissão Técnica de Classificação e Direção das unidades penais e pela Central de Vagas da PPPR.
O Deputado de Província de Misones, Miguel Núñez, sanou todas as suas dúvidas e coletou informações de extrema importância durante a visita ao DEPPEn de Santo Antonio do Sudoeste, e também na ocasião a comitiva da Argentina juntamente com o Coordenador Regional do Departamento de Polícia Penal do Paraná, Antônio Marcos Camargo de Andrade, o Sr. Claudemir Lucas, Gestor da Cadeia Pública de Santo Antônio do Sudoeste e pelo Sr. Ale Rubim , Pastor e Administrativo da Cadeia Pública de Santo Antônio do sudoeste, realizaram visitas aos locais onde os PPLs que fazem parte do programa realizam seus trabalhos fora do sistema prisional e também teve a oportunidade de conversar com os apenados, e mostrou grande, entusiamo com o sistema implementado na DEPPEN do Paraná.
O maior objetivo do Deputado Miguel Núñez, é que o Parlamento Argentino conheça e aprove o projeto para ser inserido no sistema prisional da Argentina, pois o modelo inserido nas unidades prisionais do DEPPEN Paraná tem apresentado resultados excelentes, que refletem dentro do sistema prisional, na sociedade e na vida dos apenados durante o cumprimento das suas penas e após liberdade contribuindo significativamente na sua reinserção social.
A visita também contou com a presença do empresário Fernando German Fischer e do prefeito do Município de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Antônio Ortiña.