Logo Midia Sudoeste
Quinta, 03 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça Rádio
INFORMA: Farmácia Santo Antonio 31/03 A 04/04
Dólar: 5,68  |  Euro: 6,13  |  Peso ARG Compra: 0.004,1
 Ouça a Notícia

GERAL
08/03/2025 05:03

Queima do inverno



Buergbrennen

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Queima do inverno

Essa noite, no primeiro final de semana depois do carnaval, aconteceu no Luxemburgo, uma festa pagã ancestral: a Buergbrennen, fogueira na junção do termo latim e alemão. A finalidade é queimar o inverno e dar as boas vindas a primavera. Junta-se as sobras das alegorias de carnaval, pinheiro de natal e muita lenha. Constroem-se um grande cruz, envolta com as sobras de palha de feno, sobre a fogueira. As chispas e labaredas, vão colorindo e iluminando, queimando os maus espíritos e buscando atrair bons fluidos para a primavera e verão. A tradição dizia que teria comidas e bebidas, mas não teve.

É uma festa que tem origens dos tempos romanos. Um pouco machista, diga-se de passagem. Na tradição, o homem casado mais recente, era encarregado de organizar e acender o fogo. Também tinha a obrigação de sustentar a combustão e entreter a todos. Recentemente, no Luxemburgo o poder público se encarregou da organização e as mulheres estão autorizadas a participar.

Eu fui conferir a que aconteceu aqui. Em geral é feita em uma colina, próxima do povoado. Esta foi organizada pelo grupo de jovens da localidade de Eselborn, uma aldeia da comuna de Clervaux. Contou com a presença de umas 100 pessoas. Sem nenhum incidente. Como é lindo ver o fogo abrindo um clarão, no meio da escuridão. E 'as labaredas fazendo rendas de seda, para a ilusão dos sentidos', enquanto o bailado de chispas e faíscas, se confundem com as estrelas, no céu iluminado. Fui o primeiro a chegar e o último a sair, e pude conferir que a cruz continuava lá.

 




Assuntos em geral