Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Tucumãn

Geral

Tucumãn

18/02/2024 07:48

PAULO ADEMIR BRAUN


900 km de planícies e muito calor

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Tucumãn

Passamos a noite em Resistência, sem muito para ver, tomamos a estrada na direção de São Miguel de Tucumãn. 900 km de planícies e de muito calor. Passando por Santiago del Estero, a terra do desespero. Lamentavelmente não lembramos de visitar o vale dos meteoritos, na cidade de Gancedo ainda na província do Tchaco. Aí tem um meteorito de 37 mil kg. 

Cidade de Santiago del Estero, capital da providência de mesmo nome é a mais antiga cidade Argentina fundada por espanhóis. Foi uma cidade que surpreendeu pela simpatia, graciosidade e boa vontade da população em querer conversar e orientar sobre pontos turísticos, trânsito e saídas.

São Miguel de Tucumãn, capital da província de Tucumãn. Nesta cidade teve a principal batalha contra os espanhóis, na luta pela independência. A independência Argentina foi declarada ali. O parlamento argentino se reuniu ali para organizar o governo independente.  É uma cidade que transpira história. Fui a casa onde nasceu e hoje Muse da Negra Mercedes Sosa. Pena que era segunda feira e estava fechada.

Fomos ao povoado turístico de El Cadilal. Também na vila de Raco, onde viveu Atauhalpa yupanqui, e as ruas tem nomes de suas músicas em homenagem ao  milongueiro. Seguimos pelo fascinante caminho do monte e mirante San Xavier, passando pelo local onde a Mercedes Sosa pediu pra jogar suas cinzas.

No final do dia pegamos o caminho do indo, rodovia que segue mais ou menos o caminho que Atauhalpa yupanqui fazia a cavalo e também aproveitando para compor suas músicas, em quanto superava as montanhas pra chegar ao incrível Tafi del Valle.

 





Ademir