Logo Midia Sudoeste
Segunda, 07 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

GERAL
03/08/2024 04:31

Várzea e tapera



O sonho que morreu na espera, virou tapera. E a terra neste arepiu, desistiu e foi morar perto do rio..

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Várzea e tapera

A calma que resiste se assemelha à planície da alma. O tempo é um testamento que vai registrando histórias, enquanto a desesperança se desespera regando ressentimentos, ao tempo que a várzea vai ganhando terra aumentando seu depósito de sedimentos. Os pensamentos, na  amplidão das distâncias, vão cultivando as quimeras, que vão  florir na tapera. Sem reserva e sem ressalva, como quem cultiva na alma as raízes das cicatrizes do desamor. Na ausência do calor da convivência a solidão causa arrepios medonhos, sabotando o sonho que se acaba e desaba feito tábua torta, na porta da tapera.

A várzea não. A várzea tem outra dimensão. A várzea é lugar de sossego ou aconchego como é o remanso, lugar de descanso dos arrastados da enchente, que seja coisa, bicho ou gente. Na várzea tudo o que se planta cresce. Se desce, vem pra várzea. Até a água custa se deslocar como querendo ficar. A várzea às vezes parece estar vazia, mas no outro dia é a bacia da inundação. Revolta do tempo ou mudança de estação. Vargem e a várzea que vive na margem. Pra que não reste margem, vargem é uma planície que existe na lateral, enquanto várzea e um local plano no fundo do vale, ou uma planície que equivale.

Um pouco de cultura pra mostrar que a agricultura nasceu na várzea. Mesopotamia(meio dos rios ou entre os rios Tigre e Eufrates). Alí fica o crescente fértil. Por ser região de deserto, quando alagava depositava sedimentos que fertilizavam as terras ávidas por sementes. Por escassez, se fez necessário plantar. Pra não arriscar, e ficar sem colher, melhor é plantar na várzea. Ali começou a agricultura.

'Luxemburgo é uma várzea', no improviso ou o amadorismo, no setor de habilitação. Quem reclamou tinha razão. Várzea tem essa conotação se referindo ao futebol amador desorganizado. Luxemburgo só tem futebol amador, mas é muito bem organizado. Coisa de profissional. Penso que não tem nada igual no mundo. Por outro lado o setor imobiliário é uma tapera assim como é a cabeça destes qüera proprietários. Não dá pra imaginar pior. 20 mil imóveis fechados, desabitado, tapera... num país de pouco mais de 600 mil habitantes, onde 47% da mão de obra mora no estrangeiro.

Deixa pra lá. O que eu quero é falar de várzea. Várzea aqui e um ambiente recorrente na geografia, principalmente no oeste, planalto Luxemburgues. Nas proximidades da divisa com a Bélgica. Andar por essas trilhas, é como ler poesia na paisagem. A geografia Luxemburgusa é uma maravilha. No Leste tem o Mullerthal(terra dos moinhos), que é patrimônio universal, reconhecido pela UNESCO. Mas as várzeas. O trabalho de recuperação destes biomas é fenomenal. A recuperação e preservação das várzeas talvez seja o que de mais impactante eu vi por aqui e que Luxemburgo deveria exibir para o mundo.

Eu sou igual a tapera que se desespera quando a solidão estala nas tábuas. Mas sente que a alegria vai regressar, igual a semente que se planta na várzea e não tarda florir novamente.




Assuntos em geral