Antônio José Seguro é eleito presidente de Portugal
Socialista ultrapassa 3 milhões de votos e vence candidato da extrema direita no segundo turno
Pressione ESC para fechar
Socialista ultrapassa 3 milhões de votos e vence candidato da extrema direita no segundo turno
O socialista Antônio José Seguro foi eleito neste domingo, 08 de fevereiro, novo presidente de Portugal, ao superar a marca de 3 milhões de votos no segundo turno das eleições presidenciais. Ele derrotou o candidato da extrema direita, André Ventura, em uma disputa marcada por forte polarização política.
Com mais de 11 milhões de cidadãos aptos a votar, Seguro somava, até as 21h30 no horário local, aproximadamente 3,3 milhões de votos. André Ventura havia obtido cerca de 1,6 milhão, enquanto a taxa de abstenção se aproximava dos 50%, segundo dados oficiais.
A vitória coloca Antônio José Seguro em um grupo restrito de presidentes eleitos com mais de 3 milhões de votos desde a redemocratização do país, em 1976. Apenas outras quatro eleições registraram esse patamar. Mário Soares alcançou a marca em duas ocasiões, em 1986 e 1991, sendo esta última a maior votação percentual da história portuguesa, com 70,35%. Antônio Ramalho Eanes superou os 3 milhões de votos em 1980, assim como Jorge Sampaio, em 1996.
Esta foi a 11ª vez que os portugueses foram às urnas para escolher o presidente da República em período democrático. O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, encerra seu mandato em março de 2026.
Desde 1976, Portugal teve como presidentes Antônio Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa. Com a eleição, Antônio José Seguro passa a integrar a lista de líderes eleitos com expressiva votação popular na história recente do país.
Regional
Geral
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora