Teve início nesta segunda-feira, 24 de novembro, a recarga gratuita de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. É o que prevê o programa Gás do Povo. Cerca de um milhão de famílias devem ser beneficiadas na primeira etapa.
Essa etapa de distribuição do benefício marca a transição do formato anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha (GLP 13 kg). A retirada da recarga gratuita passa a ser feita diretamente nas revendas credenciadas.
As capitais que serão inicialmente contempladas são Belém/Pará, Belo Horizonte/Minas Gerais, Fortaleza/Ceará, Goiânia/Goiás, Natal/Rio Grande do Norte, Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Recife/Pernambuco, Salvador/Bahia, São Paulo/São Paulo e Teresina/Piauí.
Para receber o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário-mínimo e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade aquelas que já recebem o Bolsa Família.
O beneficiário poderá comprovar o direito ao vale pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular. Segundo o governo federal, o modelo vai ampliar a rastreabilidade, a segurança e a eficiência na entrega do benefício.


Fonte: Agência Brasil
Autor: Marcelo Brandão/Agência Brasil
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Dani Barbaro