Pelo 11º ano consecutivo, a Itaipu Binacional renovou com sucesso a Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade. O reconhecimento foi concedido após auditoria do Instituto Tecpar Cert, presente na Itaipu em meados de outubro. A equipe analisou 60 projetos estratégicos executados por Itaipu em 2024, com impacto em biodiversidade, desdobrados em mais de 1.700 ações, e confirmou que empresa atende a mais de 100 indicadores necessários à certificação.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, disse que o reconhecimento do Instituto LIFE reflete a decisão da empresa, há mais de 20 anos, de incluir o cuidado com o meio ambiente à sua missão institucional. Segundo ele, as ações socioambientais de Itaipu contribuem para a preservação do planeta, geram desenvolvimento e garantem segurança hídrica, essencial para a geração de energia. “Por isso ampliamos a área de ação prioritária da usina para todos os municípios do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, “esse processo confirma que a Itaipu não apenas atende, mas supera as exigências da metodologia LIFE, que certifica o compromisso da Itaipu de cuidar do meio ambiente”. Ele cita como exemplo os mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica preservados em ambas as margens do reservatório, além das ações de reprodução de espécies de fauna ameaçadas.
O atestado também consolida a posição da Itaipu como empresa "nature positive", que é quando, entre outras ações, uma organização incorpora a biodiversidade em suas decisões. Segundo Luis César Rodrigues da Silva, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, trata-se de um esforço conjunto que permeia toda a empresa. “Para este trabalho, contamos com a contribuição de dezenas de empregados de todas as diretorias e conseguimos validar a robustez da gestão ambiental e o impacto estratégico dos projetos socioambientais.”

Gestão Ambiental Integrada
A auditoria comprovou a eficácia da gestão da Itaipu em áreas críticas, como controle de uso de água e eletricidade, geração de resíduos, gases de efeito estufa e as aquisições por meio de programa de compras sustentáveis, além da regularidade ambiental, trabalhista, tributária e jurídica.
Foram analisados projetos estratégicos como Pesquisa e Gestão de Ecossistemas - Estudo da hidrodinâmica do reservatório, estudos em cooperação com o Parquetec por meio do Núcleo de Inteligência Territorial - NIT, e monitoramento de peixes no canal da piracema.
Na área de Conservação e Engajamento Comunitário, foram analisados projetos no Refúgio Biológico Bela Vista, ações do Programa Mais Que Energia, de Ação Integrada de Água e Solo – AISA, e mais as ações na Linha Ecológica e apoio a comunidades indígenas.
Certificação
A Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade é desenvolvida pelo Instituto LIFE, sediado em Curitiba, Paraná. É um processo de adesão voluntária que oferece reconhecimento a organizações comprometidas com a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos. Ela reconhece que a conservação da biodiversidade foi incorporada ao sistema de gestão da organização, e tem se consolidado como uma ferramenta para mensurar e gerenciar a relação das empresas com o capital natural.
O chamado padrão de gestão LIFE tem ganhado reconhecimento internacional, tendo sido validado por relatórios de entidades como a União Europeia, que destacam sua maturidade e eficiência.
Saiba mais sobre o Instituto LIFE em: lifeinstituteglobal.org.


Fonte: Imprensa Itaipu
Autor: Imprensa Itaipu
Crédito da imagem: Imprensa Itaipu
Repórter: Luiz Antônio