Williams será lançado a bordo da nave espacial Roscosmos Soyuz MS-28 em novembro, acompanhado pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev
O astronauta da NASA Chris William embarcará em sua primeira missão à Estação Espacial Internacional, servindo como engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 74 .
Williams será lançado a bordo da nave espacial Roscosmos Soyuz MS-28 em novembro, acompanhado pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev. Após o lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, o trio passará aproximadamente oito meses a bordo do laboratório orbital.
Durante sua expedição, Williams conduzirá investigações científicas e demonstrações tecnológicas que ajudarão a preparar humanos para futuras missões espaciais e beneficiarão a humanidade.
Selecionado como astronauta da NASA em 2021, Williams se formou na 23ª turma de astronautas em 2024. Ele começou o treinamento para sua primeira missão de voo na estação espacial imediatamente após concluir o treinamento inicial de candidato a astronauta.
Williams nasceu na cidade de Nova York e considera Potomac, Maryland, sua cidade natal. Ele é bacharel em Física pela Universidade de Stanford, na Califórnia, e doutor em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, onde sua pesquisa se concentrou em astrofísica. Williams concluiu o treinamento de Residência em Física Médica na Harvard Medical School, em Boston. Ele estava trabalhando como físico clínico e pesquisador no Brigham and Women's Hospital, em Boston, quando foi selecionado como astronauta.
Por mais de duas décadas, pessoas viveram e trabalharam continuamente a bordo da Estação Espacial Internacional, avançando o conhecimento científico e fazendo descobertas de pesquisa que não eram possíveis na Terra. A estação é um banco de testes crítico para a NASA entender e superar os desafios do voo espacial de longa duração e expandir as oportunidades comerciais na órbita baixa da Terra. À medida que as empresas comerciais se concentram em fornecer serviços e destinos de transporte espacial humano como parte de uma economia robusta de órbita baixa da Terra , a NASA é capaz de concentrar mais completamente seus recursos em missões de espaço profundo para a Lua e Marte .