Menu

Idioma
JORNAL DIGITAL MURAL DA COMUNIDADE
Informações
Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Visitantes Total
16.946.050
Hoje
19.852
Cotações
Dólar
R$ --
Euro
R$ --
Peso ARG
R$ --
Redes Sociais
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
GERAL

Paraná anuncia repasse de R$ 202 milhões para fortalecer atendimento do SUS

Valor será repassado aos 399 municípios paranaenses para fortalecer o atendimento especializado do SUS

Compartilhar
Paraná anuncia repasse de R$ 202 milhões para fortalecer atendimento do SUS
SESA

O Governo do Paraná anunciou a liberação de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta-feira, 25 de junho.


Os recursos serão transferidos em parcela única diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços vinculados ao SUS.


Segundo o Governo do Estado, a medida busca ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados, reduzir filas e acelerar diagnósticos e encaminhamentos médicos em todas as regiões paranaenses.


A distribuição dos recursos foi definida com base no número de habitantes de cada município. O cálculo considera um repasse de R$ 17 por morador, utilizando as estimativas populacionais de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Durante o anúncio, Ratinho Junior destacou que o investimento foi planejado para auxiliar especialmente os municípios que enfrentam dificuldades para custear serviços de saúde.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os gestores municipais deverão priorizar pacientes que aguardam exames e procedimentos diagnósticos, principalmente aqueles que necessitam de confirmação de diagnóstico, avaliações pré-operatórias ou encaminhamentos para cirurgias eletivas.


O secretário estadual da Saúde, César Neves, afirmou que o aporte financeiro ajudará a ampliar a capacidade de atendimento dos municípios e fortalecer a assistência especializada.


Entre os maiores repasses estão os destinados a Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina com R$ 9,9 milhões, Maringá com R$ 7,3 milhões, Ponta Grossa com R$ 6,4 milhões, Cascavel com R$ 6,3 milhões e Foz do Iguaçu com R$ 5,1 milhões.


Municípios de menor porte também serão contemplados. Entre eles estão Jardim Olinda, Nova Aliança do Ivaí, Esperança Nova e Guaporema, que receberão recursos proporcionais à população.


O Governo do Estado informou que os valores poderão ser aplicados diretamente na rede municipal de saúde, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal, obras ou aquisição de equipamentos.


A expectativa é que o investimento contribua para ampliar a oferta de consultas e exames especializados, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e fortalecendo a rede pública de saúde em todo o Paraná.

Mais Notícias

  • Banner