Na tarde desta sexta-feira, 10 de outubro, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou o lançamento da Operação Nhapecani em todo o Estado. A operação tem como missão, intensificar o policiamento ostensivo no território paranaense com ações preventivas e repressivas por meio de patrulhamentos terrestre, aquático e aéreo, além de bloqueios de trânsito e táticos, ações de saturação de área e diversas fiscalizações.
O nome “Nhapecani” se refere à espécie de falcão que é tida como símbolo do estado e que representa a força, a coragem e a altivez do povo paranaense. É um símbolo de liberdade e vigilância, sempre pronta para proteger o território.
Na capital paranaense, o lançamento foi acompanhado pelo Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Marcelo Roke Fávero. Em entrevista, ele explicou como funcionará a ação. "Durante o fim de semana, todo o nosso efetivo estará nas ruas, reforçando o policiamento preventivo e as abordagens, especialmente nas áreas comerciais, inclusive por conta do aumento do movimento com o Dia das Crianças", comentou.
A ação estará abrangendo grandes centros, cidades médias e pequenas, áreas rurais e urbanas. As atividades incluem o reforço do policiamento ostensivo em locais de grande circulação de pessoas e de maior incidência criminal, a intensificação do patrulhamento preventivo, o fortalecimento da presença efetiva da PMPR, o uso de sistemas de tecnologia e inteligência da corporação e a integração entre unidades operacionais e especializadas de diferentes regiões.
A operação conta com o apoio dos comandos regionais e das unidades operacionais e especializadas da PMPR, em todo o estado.


Fonte: PMPR
Autor: PMPR
Crédito da imagem: PMPR
Repórter: Dani Barbaro