A formação de um cavado meteorológico entre o sul do Brasil e países vizinhos trará instabilidades para o Paraná a partir desta tarde de quinta-feira, 16 de outubro. Toda a metade Oeste do Estado poderá registrar pancadas de chuva, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Há possibilidade de temporais isolados.
O cavado é uma região alongada de baixa pressão atmosférica. As tempestades que já estão ocorrendo no norte da Argentina, no Paraguai e em Santa Catarina se movimentam em direção ao norte por conta do calor e umidade elevados, e o tempo começa a mudar ao longo desta quinta-feira no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e até mesmo em algumas áreas do Norte do Paraná. As cidades mais próximas das áreas de fronteira serão as principais atingidas.
Ao longo da tarde a previsão é de pancadas de chuvas isoladas, inclusive com a possibilidade de alguns temporais de forma localizada, ou seja, atingem uma cidade e não outra. “A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e o início da noite. A tendência é que durante a noite essas tempestades comecem a perder força e na madrugada fique uma nebulosidade variável”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná, com máximas acima dos 33°C em cidades do Noroeste e do Norte. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral não há previsão de chuvas, e as máximas chegam próximo dos 27°C.


Fonte: AEN
Autor: SIMEPAR
Crédito da imagem: SIMEPAR
Repórter: Dani Barbaro