Paraná: mais aulas de matemática, IA e novos professores
Pressione ESC para fechar
O ano letivo de 2026 teve início nesta quinta-feira, 05 de fevereiro, para cerca de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. As aulas foram retomadas em mais de 2 mil escolas estaduais, distribuídas nos 399 municípios paranaenses, que ofertam Ensino Fundamental e Ensino Médio. O primeiro semestre segue até 10 de julho, com retorno das atividades no segundo semestre previsto para o período entre 27 de julho e 18 de dezembro.
Entre as principais novidades deste ano estão melhorias na infraestrutura escolar, inauguração de novas unidades, ampliação do número de professores em sala de aula, entrega gratuita de kits escolares e a implantação do curso técnico em Inteligência Artificial e Dados. Outro destaque é o reforço no ensino de Matemática, considerado prioridade pela Secretaria de Estado da Educação.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, acompanhou a volta às aulas no Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba/Paraná, e destacou que o foco em 2026 será a recomposição da aprendizagem, especialmente em Matemática. Segundo ele, o componente representa um dos maiores desafios da educação brasileira, exigindo ações estruturadas para melhorar o desempenho dos estudantes.
Durante o período de férias, as escolas passaram por serviços de manutenção, como pintura, limpeza, roçada e pequenos reparos. Já diretores, professores e equipes pedagógicas participaram, nos dias 03 e 04 de fevereiro, dos Dias de Estudo e Planejamento, momento destinado à avaliação do ano anterior e à definição de estratégias pedagógicas para 2026.
No primeiro dia de aula, os estudantes foram recepcionados com atividades de acolhimento e ações culturais. No Colégio Estadual Santa Cândida, alunos do grupo folclórico Wisla, vestidos com trajes típicos poloneses, realizaram uma apresentação especial, refletindo a forte presença da cultura polonesa na comunidade escolar.
Reforço no ensino de Matemática
Uma das principais ações de 2026 é o fortalecimento do ensino de Matemática por meio de uma parceria inédita com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. O método será aplicado na formação continuada de professores da rede estadual, por meio de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação, o Itaú Social e o Instituto Canoa.
A capacitação inicial envolve cerca de 40 professores formadores e técnicos pedagógicos, com impacto estimado em aproximadamente 3 mil docentes da disciplina em todo o Estado. A expectativa é beneficiar cerca de 500 mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Além disso, a matriz curricular de 2026 passa a contar com duas aulas semanais adicionais de Recomposição da Aprendizagem em Matemática para turmas do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com atuação em dupla docência.
Mais professores na rede estadual
A rede estadual iniciou o ano letivo com o reforço de 224 novos professores efetivos, aprovados em concurso público e integrados ao Quadro Próprio do Magistério. Os docentes participaram da distribuição de aulas e já iniciaram as atividades em sala de aula.
Somam-se a eles mais de 2,3 mil professores nomeados em 2025. Atualmente, a rede estadual conta com mais de 48 mil docentes efetivos e cerca de 33 mil profissionais contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado. Em janeiro de 2026, também foi concedida progressão de carreira a aproximadamente 5,4 mil servidores da educação, entre professores e pedagogos.
Curso técnico em Inteligência Artificial
Outra novidade é a oferta do curso técnico em Inteligência Artificial e Dados, iniciativa pioneira na rede estadual. A formação está disponível em 32 colégios estaduais, atendendo cerca de 2 mil estudantes de forma integrada ao Ensino Médio.
Parte das vagas é ofertada em parceria com o Sistema S, por meio do Senac e do Senai. O curso é presencial, com aulas práticas em laboratórios de informática, e integra as ações de modernização curricular da Secretaria de Estado da Educação.
Entrega de kits escolares
Assim como em 2025, todos os estudantes da rede estadual receberão gratuitamente kits escolares, adequados a cada etapa de ensino. Ao todo, mais de um milhão de kits serão distribuídos, contemplando alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
O investimento ultrapassa R$ 41 milhões em recursos estaduais. Para 2026, os kits passaram a contar com maior quantidade de materiais e novo design de capa. Pela primeira vez, as Apaes do Paraná também serão contempladas, com investimento de R$ 3 milhões para atendimento de cerca de 56 mil alunos.
Se quiser, posso enxugar o texto para versão online, adaptar para rádio, ou criar um box de destaque com números do ano letivo 2026.
Policial
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora