A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu importantes obras de esgotamento sanitário em dois distritos de Maringá, no Noroeste do Estado. Os investimentos, de aproximadamente R$ 40 milhões, viabilizaram a implantação de um sistema completo em Iguatemi e a ampliação do já existente em Floriano.
Com as melhorias, o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Iguatemi salta de 0 para 75% ainda em 2025. Em Floriano, o serviço passa de 24% para 65%.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou o impacto positivo das obras para a região. “Mesmo com indicadores tão expressivos vamos dando garantia para que Maringá e seus distritos sigam se desenvolvendo. Com a rede de esgoto, as localidades poderão avançar com construções verticais, que seriam inviáveis se continuassem dependendo de fossas sépticas”, afirmou.
O gerente-geral da Sanepar na Região Noroeste, Vitor Gorzoni, lembrou que os recursos aplicados em obras em andamento e entregues em Maringá ultrapassam R$ 150 milhões. Ele reforçou a importância de a população realizar a interligação correta dos imóveis à rede coletora.
Equipes da Companhia estão em campo orientando moradores sobre como aderir ao serviço. A Sanepar alerta que não realiza a parte interna das ligações domiciliares — esta é de responsabilidade dos proprietários — e que nenhuma cobrança é feita em espécie ou cartão, apenas na fatura mensal.
Além do impacto ambiental, a chegada da rede traz ganhos sociais e financeiros para as famílias. Moradores relatam o alívio com o fim das fossas sépticas, maior segurança para crianças, redução de insetos e valorização dos imóveis.
As obras em Iguatemi incluíram 54 km de tubulações, uma estação elevatória e a Estação de Tratamento de Esgoto Pitanga, já dimensionada para atender até 90% da população futuramente. Em Floriano, foram construídos 10 km de redes e a moderna Estação de Tratamento de Esgoto Patu, que se soma à ETE Miringuava.


Fonte: Educação/AEN
Autor: Sanepar
Crédito da imagem: Giovanna Fonseca/SEED
Repórter: Thaynara Queiroz