Trabalhadores podem ter fim da escala 6x1 ainda em 2026
Medida visa garantir mais tempo de descanso e qualidade de vida aos trabalhadores
Pressione ESC para fechar
Medida visa garantir mais tempo de descanso e qualidade de vida aos trabalhadores
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira, 28 de janeiro, que o fim da escala de trabalho de seis dias por um de folga (6x1) é uma prioridade do governo federal neste ano. Segundo ela, o Executivo pode enviar ao Congresso um projeto unificando propostas já em tramitação, com expectativa de aprovação ainda no primeiro semestre de 2026.
“Não é possível que as pessoas tenham apenas um dia por semana para descansar e cuidar de suas tarefas pessoais. Isso atinge principalmente as mulheres.”, disse a ministra.
Gleisi destacou que o tema conta com apoio popular e que setores produtivos, como a indústria, já adotam escalas diferenciadas. Segundo ela, o presidente da Câmara, Hugo Motta, “é simpático” à discussão do tema, e o governo trabalhará para batalhar pela aprovação no Parlamento.
A ministra ressaltou que, assim como a recente isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, a proposta de fim da escala 6x1 deve receber apoio amplo no Congresso, especialmente se for apresentada com consenso e respaldo da opinião pública.
O objetivo da medida é melhorar a qualidade de vida da população, garantindo mais tempo de descanso e a possibilidade de cuidar de tarefas pessoais e familiares, promovendo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Policial
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora