Na noite de sábado, 17 de outubro, equipes do Pelotão de Policiamento de Trânsito, ROTAM e ROCAM se deslocaram até um endereço após o recebimento de uma denúncia anônima. Segundo as informações repassadas, estaria ocorrendo uma confraternização com cerca de 300 pessoas, onde um veículo branco realizava manobras perigosas, conhecidas popularmente como “borrachão”. A denúncia também relatava a presença de diversos automóveis estacionados de forma irregular na via.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram as irregularidades no estacionamento — vários veículos estavam posicionados sobre o canteiro central, o que configura infração de trânsito. No entanto, o veículo citado na denúncia, supostamente responsável pelas manobras perigosas, não foi localizado.

Durante a fiscalização, um VW Parati foi apreendido por transitar de maneira perigosa — com o motor desligado e desengrenado em via com declive. O automóvel também estava sem licenciamento e em mau estado de conservação, com os pneus completamente desgastados (carecas), colocando em risco a segurança de outros usuários da via.
O responsável pelo evento compareceu ao local e foi orientado pelas equipes sobre os riscos das infrações observadas, além de ter sido informado a respeito dos artigos 175 e 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tratam, respectivamente, da realização de manobras perigosas e da participação em competições não autorizadas em vias públicas. Ele também foi advertido sobre o estacionamento irregular e solicitado a orientar os convidados a retirarem os veículos do canteiro central.
As autoridades reforçam que práticas como o “borrachão” e o estacionamento em local proibido comprometem a segurança pública e estão sujeitas a penalidades previstas em lei. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais da Polícia Militar.


Fonte: 1ª CIA/21ºBPM
Autor: Thaynara Queiroz
Crédito da imagem: 1ªCIA/21ºBPM
Repórter: Thaynara Queiroz