• Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Geral

Lançamento da Crew-11 da SpaceX da NASA rumo à Estação Espacial Internacional

Quatro membros da tripulação da missão SpaceX Crew-11 da NASA foram lançados às 11h43 EDT de sexta-feira, 1° de agosto, do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida, para uma expedição científica a bordo da Estação Espacial Internacional.


Um foguete SpaceX Falcon 9 impulsionou a nave espacial Dragon para a órbita, transportando Os astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, a astronauta Kimiya Yui, da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), e o cosmonauta Oleg Platonov, da Roscosmos . A nave espacial atracará de forma autônoma na porta voltada para o espaço do módulo Harmony da estação por volta das 3h da manhã de sábado, 2 de agosto.


“Graças à liderança ousada do Presidente Donald J. Trump, a NASA está de volta! A missão SpaceX Crew-11 da agência para a estação espacial é o primeiro passo rumo à nossa presença permanente na Lua. A NASA, em conjunto com grandes empresas americanas, continua a missão com a Artemis em 2026. Esta missão lunar garantirá que os Estados Unidos vençam a corrida espacial – crucial para a segurança nacional – e liderem o emergente, empolgante e altamente lucrativo negócio espacial comercial do setor privado”, disse Sean Duffy, administrador interino da NASA. “O Programa de Tripulação Comercial e as missões Artemis comprovam o que a engenhosidade e a fabricação americanas de ponta podem alcançar. Vamos à Lua... para ficar! Depois disso, vamos para Marte! Bem-vindos à Era de Ouro da exploração!”


Durante o voo da Dragon, a SpaceX monitorará uma série de manobras automáticas da nave espacial a partir de seu centro de controle de missão em Hawthorne, Califórnia. A NASA monitorará as operações da estação espacial durante todo o voo a partir do Centro de Controle de Missão no Centro Espacial Johnson da agência, em Houston.


A cobertura ao vivo da NASA será retomada à 1h do dia 2 de agosto, no NASA+ , com o encontro, atracação e abertura da escotilha. Após a atracação, a tripulação trocará seus trajes espaciais e preparará a carga para o descarregamento antes de abrir a escotilha entre a Dragon e o módulo Harmony da estação espacial por volta das 4h45. Assim que a nova tripulação estiver a bordo do posto avançado orbital, a NASA fornecerá a cobertura da cerimônia de boas-vindas, que começará aproximadamente às 5h45.


Aprenda a assistir ao conteúdo da NASA por meio de diversas plataformas, incluindo mídias sociais .


O número de tripulantes a bordo da estação espacial aumentará para 11 por um curto período, já que a Crew-11 se juntará aos astronautas da NASA Anne McClain, Nichole Ayers e Jonny Kim, ao astronauta da JAXA Takuya Onishi e aos cosmonautas da Roscosmos Kirill Peskov, Sergey Ryzhikov e Alexey Zubritsky.


A Crew-10 da SpaceX, da NASA , partirá da estação espacial após a chegada da Crew-11 e um período de transição. Antes do retorno da Crew-10, as equipes da missão analisarão as condições climáticas nos locais de pouso na costa da Califórnia antes da partida da estação.


Durante a missão, a Crew-11 realizará pesquisas científicas para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra e beneficiar a humanidade na Terra. Os membros da tripulação participantes simularão pousos lunares, testarão estratégias para proteger a visão e avançarão em outros estudos de voos espaciais tripulados liderados pelo Programa de Pesquisa Humana da NASA . A tripulação também estudará a divisão celular vegetal e os efeitos da microgravidade em vírus que destroem bactérias, além de realizar experimentos para produzir um volume maior de células-tronco humanas e gerar nutrientes sob demanda.


A missão faz parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, que fornece acesso confiável ao espaço, maximizando o uso da estação para pesquisa e desenvolvimento e apoiando futuras missões além da órbita baixa da Terra por meio de parcerias com empresas privadas para transportar astronautas de e para a estação espacial.



Fonte: NASA

Autor: NASA

Crédito da imagem: NASA/Aubrey Gemignani

Repórter: Dani Barbaro

Mais notícias