Menu

Idioma
JORNAL DIGITAL MURAL DA COMUNIDADE
Informações
Domingo, 28 de Junho de 2026
Visitantes Total
16.984.485
Hoje
7.369
Cotações
Dólar
R$ --
Euro
R$ --
Peso ARG
R$ --
Redes Sociais
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
GERAL

Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela

Equipe foi a primeira da missão brasileira a iniciar os trabalhos em campo na região de La Guaira

Compartilhar
Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
CBMPR

Os bombeiros militares do Paraná foram os primeiros integrantes da força-tarefa brasileira enviada à Venezuela a iniciar as operações de busca e resgate após o terremoto que atingiu o país na quarta-feira, 24 de junho. Os trabalhos começaram na manhã deste sábado, 27 de junho, na região de La Guaira, uma das áreas mais afetadas pelo desastre.


A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), acompanhada por dois cães de busca, atua no reconhecimento das estruturas atingidas, avaliando a estabilidade das edificações e localizando possíveis vítimas sob os escombros. Os locais identificados são sinalizados para orientar as equipes responsáveis pelos resgates.


Segundo os militares, o cenário encontrado é de grande destruição e comoção. Milhares de pessoas permanecem nas ruas em busca de familiares desaparecidos e aguardam informações das equipes que trabalham nas áreas atingidas.


A força-tarefa brasileira desembarcou em Caracas na noite de sexta-feira, 26 de junho, após uma escala em Boa Vista, Roraima. Na chegada, os integrantes passaram pelos procedimentos do Centro de Recepção e Partida (RDC), estrutura coordenada pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).


Ainda durante a madrugada, os bombeiros montaram a base operacional da missão, incluindo alojamento, equipamentos e estrutura logística necessária para garantir autonomia às equipes durante os trabalhos.


A mobilização do Paraná começou poucas horas após o terremoto. Ao todo, o estado enviou dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de quatro toneladas de equipamentos especializados. A equipe seguiu para a Venezuela em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com integrantes de São Paulo e Minas Gerais.


A missão brasileira reúne 44 profissionais, incluindo bombeiros, especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais da área da saúde.


Os bombeiros paranaenses fazem parte da equipe BRA-01, especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), formada pelos Corpos de Bombeiros Militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O grupo passa por processo de certificação internacional junto ao INSARAG, referência mundial em operações de resposta a desastres.


Enquanto as buscas avançam em território venezuelano, o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná acompanha os trabalhos diretamente de Curitiba, monitorando o desenvolvimento da missão e prestando suporte às equipes que atuam na linha de frente das operações.

Mais Notícias

  • Banner