Menu

Idioma
JORNAL DIGITAL MURAL DA COMUNIDADE
Informações
Segunda-feira, 22 de Junho de 2026
Visitantes Total
16.833.282
Hoje
9.055
Cotações
Dólar
R$ --
Euro
R$ --
Peso ARG
R$ --
Redes Sociais
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
GERAL

Paraná lidera frequência escolar no ensino médio

Estado alcança a primeira colocação nacional e supera média brasileira, segundo dados do IBGE

Compartilhar
Paraná lidera frequência escolar no ensino médio
Mídia Sudoeste

O Paraná passou a ocupar a primeira colocação nacional na taxa de frequência escolar líquida do ensino médio, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação 2025, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade e é considerado uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.


Segundo os dados, a taxa paranaense passou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, um crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. Com o resultado, o Estado saiu da sétima colocação para a liderança nacional, superando a média brasileira de 80,6%.


De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os investimentos em alimentação escolar, modernização das escolas, tecnologia, materiais pedagógicos e melhorias nos ambientes de aprendizagem contribuíram para o avanço dos indicadores educacionais.


Nos anos finais do ensino fundamental, que atendem estudantes de 11 a 14 anos, o Paraná também apresentou crescimento. A taxa de frequência escolar líquida passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025. O desempenho fez o Estado avançar da 14ª para a 8ª posição nacional, ultrapassando a média brasileira de 90,1%.


Os dados apontam que mais estudantes estão frequentando as séries compatíveis com suas idades, reduzindo a defasagem idade-série e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória escolar.


Entre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado está o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual. Desde 2019, cerca de R$ 2,8 bilhões foram investidos na alimentação dos estudantes.


Outra iniciativa destacada é a expansão da educação em tempo integral. Em sete anos, o número de escolas com essa modalidade passou de 73 para mais de 400 unidades em todo o Paraná.


Também foram realizados investimentos em infraestrutura escolar, incluindo reformas, construção de novas unidades, climatização de salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de mobiliário. Entre 2019 e 2026, foram destinados R$ 525,7 milhões para a compra de mais de 665 mil itens para as escolas estaduais.


Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ambientes escolares mais seguros, modernos e equipados contribuem para a permanência dos estudantes e para a melhoria dos resultados educacionais.

Mais Notícias

  • Banner