Menu

Idioma
JORNAL DIGITAL MURAL DA COMUNIDADE
Informações
Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
Visitantes Total
16.886.241
Hoje
15.364
Cotações
Dólar
R$ --
Euro
R$ --
Peso ARG
R$ --
Redes Sociais
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
GERAL

Araucária ganha reforço em Francisco Beltrão com produção de 15 mil mudas

Ação busca preservar uma das espécies mais emblemáticas da biodiversidade paranaense

Compartilhar
Araucária ganha reforço em Francisco Beltrão com produção de 15 mil mudas
Mídia Sudoeste

O Paraná celebra nesta quarta-feira, 24 de junho, o Dia Nacional da Araucária com números expressivos voltados à preservação da árvore-símbolo do Estado. Entre janeiro de 2019 e junho de 2026, o Instituto Água e Terra (IAT) distribuiu 668.286 mudas de araucária para projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento da biodiversidade.


Em 2026, Francisco Beltrão/Paraná estará entre os municípios que receberão maior volume de mudas da espécie. A previsão é de que o viveiro local produza cerca de 15 mil unidades, ficando atrás apenas de Curitiba, com 30 mil mudas, e de Ponta Grossa e União da Vitória, que deverão produzir 20 mil mudas cada.


Além de Francisco Beltrão, a produção estadual será distribuída entre os viveiros de Curitiba (30 mil mudas), Irati (10 mil), Guarapuava (10 mil), Pitanga (10 mil), Ponta Grossa (20 mil), União da Vitória (20 mil), Ivaiporã (6 mil), Campo Mourão (5 mil), Pato Branco (10 mil), Cascavel (12 mil) e Toledo (2 mil).


A iniciativa integra o programa Paraná Mais Verde, coordenado pelo IAT e regulamentado pela Lei nº 20.738/21. O programa promove ações de educação ambiental, recuperação florestal e incentivo ao plantio de espécies nativas em todas as regiões do Estado.


Segundo o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik, a araucária é uma espécie fundamental para a conservação da Mata Atlântica e da Floresta Ombrófila Mista, além de representar um importante símbolo cultural e paisagístico do Paraná.


Mais de 668 mil mudas distribuídas


Os dados do instituto mostram a continuidade das ações de preservação ao longo dos últimos anos. Em 2019 foram distribuídas 59.768 mudas de araucária. Em 2020, o número subiu para 98.854. Já em 2021 foram entregues 77.763 mudas.


O maior volume foi registrado em 2022, quando 127.760 mudas chegaram a projetos ambientais em diversas regiões do Paraná. Em 2023 foram distribuídas 95.363 unidades, enquanto em 2024 o total chegou a 89.258. No ano passado, outras 95.864 mudas foram entregues.


Somente até 18 de junho de 2026, o Estado já havia contabilizado a distribuição de mais 23.656 mudas.


Preservação da espécie


Desde a criação do Paraná Mais Verde, em 2019, mais de 13,5 milhões de mudas de espécies nativas já foram distribuídas em todo o Estado. A produção ocorre em 19 viveiros mantidos pelo IAT e abastece projetos de restauração ecológica, reflorestamento e recuperação ambiental.


Além de seu valor simbólico para os paranaenses, a araucária possui papel essencial na manutenção da biodiversidade. O pinhão, sua semente, serve de alimento para diversas espécies da fauna e também possui relevância econômica e cultural para comunidades locais.


A distribuição das mudas é gratuita e pode ser solicitada pela população por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), disponível no portal oficial do Instituto Água e Terra.


Com a participação de municípios como Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel, Toledo e outras cidades do Interior, o Paraná busca ampliar a recuperação de áreas degradadas e garantir a preservação de uma das espécies mais emblemáticas do Sul do Brasil.

Mais Notícias

  • Banner